Saiba lidar com a ‘carequice’ pós-parto

Por FABIANA FUTEMA

Seus cabelos começaram a cair aos tufos depois do parto? Não se assuste. Isso é normal e ocorre com quase todas as mães.

Os médicos dizem que essa queda de cabelo não costuma deixar ninguém careca, embora eu bem achasse que iria precisar de uma peruca.

Algumas mães também ficam com unhas fracas nessa fase. “Normalmente essa queda dura de quatro a seis meses”, diz Lilian Takeda, ginecologista e especialista em medicina chinesa.

Ela recomenda que as mulheres sejam avaliadas pelo obstetra 40 dias após o nascimento do filho. “O médico pode avaliar se a queda está normal ou se a paciente precisará de reposição de vitaminas, por exemplo.”

Segundo Lilian, a queda é motivada pelas mudanças hormonais dessa fase, que podem ser acompanhadas por estresse, alimentação inadequada e o gasto de energia provocado pela amamentação.

Além do obstetra, as mulheres também podem procurar um dermatologista para analisar o problema.

Eu, que encuco com quase tudo, fui ao obstetra e à dermatologista. Ele me passou vitaminas e ela, uma loção capilar. O maior inconveniente era ver o chão da casa coberto de cabelos. A moça que trabalhava lá em casa vivia dizendo que eu iria ficar careca _ mas não foi dessa vez.

Por mais chato que seja, a queda de cabelo depois do parto é normal (Crédito: SXC)
Por mais chato que seja, a queda de cabelo depois do parto é normal (Crédito: SXC)