Dormir a noite toda? Vai sonhando….

Por FABIANA FUTEMA

O bebezinho lindo chega em casa e os pais de primeira viagem não sabem como lidar com aquele pequeno embrulho. Parece que a criaturinha só mama, dorme e suja fralda. E é quase isso mesmo.

Algumas mães saem da maternidade com a recomendação para acordar o bebê de três horas para amamentar. O meu acordava de hora em hora. Não sabia se era por fome, mas na dúvida tentava empurrar um leitinho nele.

E já se passaram 19 meses acordando no meio da noite para dar de mamar e trocar fralda. No começo nem ligava. Mas a falta de sono pesou a partir do 3º mês e comecei a procurar técnicas para ajudar o rebento a dormir por mais tempo _banho noturno para relaxar, mamadeira reforçada às 22h etc. Nada fez efeito.

Algumas mães sortudas têm filhinhos que dormem a noite toda desde recém-nascidos. Outros engatam nessa rotina a partir do sexto mês. A pediatra diz que o meu já tem idade para acordar só no dia seguinte. Mas quem resiste a um chorinho seguido de um sorrisinho?

O pediatra Victor Nudelman, do Albert Einstein, diz que a mãe pode ajudar o bebê a dormir melhor. “É bom criar uma rotina pré-sono para a criança.”

Entre as dicas está a de colocá-lo acordado no berço para que aprender a adormecer lá. “Se a criança acordar chorando, espere um pouco. Pode ser que ele se acalme e volte a dormir sozinho.”

O lado bom é que nunca mais tive insônia. A gente aprende a olhar para o relógio, saber que precisa levantar daqui a uma hora e mesmo assim tirar um cochilo.

Retorno ao trabalho e parceria

As acordadas noturnas se tornam mais cansativas quando acaba a licença-maternidade e temos que voltar ao trabalho.

Tenho amigas que tentaram suspender as mamadas noturnas nessa fase. Se o bebê chorava, davam chupeta para ele se acalmar.

Outras, que amamentam no peito, trouxeram o bebê para a cama do casal. E também há aquelas que mesmo cansadas continuaram levantando para dar de mamar no quarto do bebê.

Um bom negócio é tentar dividir com o parceiro os cuidados noturnos com o bebê. A jornalista Camila Fusco, mãe do Pedro e da Bel, conta com a ajuda do marido para cuidar dos filhos. Eles criaram a ‘noite do papai’, quando ele cuida dos pequenos para Camila poder descansar.

O meu, infelizmente, dorme como uma pedra e nunca acorda. Ele diz que não escuta o choro do Kazuo e pede para eu acordá-lo para ajudar. Deu certo por duas noites.

 

Tente ensinar o bebê a dormir sozinho no berço para melhorar o sono dele (Crédito: Shutterstock)
Tente ensinar o bebê a dormir sozinho no berço para melhorar o sono dele (Crédito: Shutterstock)