Quando levar a criança ao dentista e como iniciar a higiene bucal

Por FABIANA FUTEMA

Quando levar a criança ao dentista pela primeira vez? Assim que nascerem os primeiros dentinhos, segundo a odontopediatra Rachel Guiraldello.

“O ideal é que a primeira consulta ocorra quando nascerem os primeiros quatro dentinhos, que normalmente são os da frente”, diz.

Segundo ela, a partir daí, a criança deve retornar de seis em seis meses ao consultório para receber aplicação de flúor.

Mas a higiene bucal pode começar bem antes do nascimento dos primeiros dentinhos. A mãe pode passar uma gaze ou paninho molhado na gengiva da criança após cada mamada.

Rachel diz que assim que os dentinhos começarem a apontar, o paninho pode ser substituído  por dedeiras de silicone.

Quando os dentes já tiverem terminado de apontar, a mãe já pode usar uma escova específica para bebês para fazer a higiene bucal.

Bebês não podem usar a mesma pasta dental dos pais. O odontopediatra diz que crianças de até 3 anos devem usar apenas cremes sem flúor. “Como eles ainda não sabem cuspir direito, podem ingerir a pasta. Por isso, tem que ser sem flúor.”

Quando nascem os dentes

Rachel afirma que não existe um calendário específico para nascimento dos dentes na criança. “É comum que os primeiros nasçam a partir dos oito meses. Mas há casos de bebês com dois meses.”

Eu era meio preocupada com esse assunto, pois os dentes do meu filho demoraram para apontar na gengiva. Ele era totalmente banguelo até completar 1 ano.

A odontopediatra diz que os pais não devem encucar com isso. “É normal crianças com mais de 1 ano não terem nenhum dente. Os pais não devem se assustar.”

No entanto, ela afirma que os pais devem levar a criança ao odontopediatra caso os primeiros dentes não apareçam até os 2 anos.

Mães podem usar dedeira de silicone para fazer a higiene bucal dos bebês (Crédito: Schutterstock)
Mães podem usar dedeira de silicone para fazer a higiene bucal dos bebês (Crédito: Schutterstock)

 

Crianças não devem usar pasta com flúor até os 3 anos (Crédito: Schutterstock)
Crianças não devem usar pasta com flúor até os 3 anos (Crédito: Schutterstock)