Pais devem proteger janelas para evitar acidentes com crianças

Por FABIANA FUTEMA

Os pais devem colocar equipamentos de segurança nas janelas para evitar acidentes com crianças. Os mais comuns são as redes de proteção. Mas também existem grades de ferro e travas que limitam a abertura.

A coordenadora-nacional da ONG Criança Segura, Alessandra Françoia, diz que é preciso observar o espaço entre a janela e os mecanismos de segurança. No caso das redes, o espaço deve ser de 5 cm. “Assim, se a rede for esticada, o espaço máximo será de 6 cm”, diz ela.

Esse é o mesmo espaço que deve haver entre as grades. “A criança não pode ficar entalada nem pode haver espaço para que o corpo inteiro atravesse”, afirma ela.

Um menino de 3 anos caiu da janela do 5º andar de um prédio na zona leste de SP ontem à noite. Segundo a mãe, ele ficou sozinho enquanto ela preparava o jantar.

A Polícia Civil informou que o vão entre as grades da janela permitia a passagem da criança. O menino está internado na UTI do Hospital Santa Marcelina, em Itaquera.

Dificultar acesso à janela

Alessandra diz que os pais devem dificultar o acesso da criança às janelas. Por isso, móveis, sofás e cadeiras devem ficar longe das janelas.

Não deixe perto da janela banquinhos e brinquedos que podem ser empilhados e servirem de escada para as crianças.

Por fim, converse com o pequeno e tente explicar que por mais interessante que seja, janela não é lugar para brincadeira.