Desenhos ficam ‘carecas’ para celebrar o Dia de Combate ao Câncer Infantil

Por Giovanna Balogh

Os personagens da Turma da Mônica, do Peixonauta, da Galinha Pintadinha, entre outros, estão com visual diferente. Todos perderam os cabelos. Para celebrar o Dia Nacional do Combate ao Câncer Infantil, que acontece amanhã (23), o Graacc (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer) faz uma campanha para mostrar que os personagens favoritos também podem ser carequinhas como as crianças em tratamento.

Chamada de “Carequinhas contra o Câncer Infantil”, a campanha pede que as pessoas troquem as fotos dos perfis nas redes sociais para apoiar as crianças que fazem quimioterapia. Também foram feitos vídeos que estão circulando na internet, como no site do Youtube, onde os desenhos também aparecem com as cabeças raspadas.

A ideia da campanha, segundo o Graacc, é mostrar que as crianças com câncer têm que curtir a infância como qualquer criança e também orientar os pais sobre a importância do diagnóstico precoce. Segundo os médicos, os índices de cura do câncer infantil chegam a 70% desde que a doença seja descoberta no início.

O Graacc alerta os pais para os seguintes sintomas da doença;

– dores de cabeça pela manhã e vômito;
– caroços no pescoço, nas axilas e na virilha, ínguas que não resolvem;
– dores nas pernas  que não passam e atrapalham as atividades das crianças;
– manchas arroxeadas na pele, como hematomas ou pintinhas vermelhas;
– aumento de tamanho de barriga;
– brilho branco em um ou nos dois olhos quando a criança sai em fotografias com flash.

De acordo com os médicos, muitos desses sintomas são semelhantes aos de várias doenças infantis, mas se eles não desaparecerem em um prazo de sete a dez dias, a recomendação é voltar ao médico e insistir para obter um diagnóstico mais detalhado com exames laboratoriais ou radiológicos. Confira as imagens abaixo e outras no site do Graacc e troque a sua foto no perfil.

X