Sucesso de “Peppa Pig” entre crianças faz pais saírem em busca de produtos da porquinha rosa

Por FABIANA FUTEMA

Se você tem uma criança em casa provavelmente já ouviu falar da porquinha Peppa. Trata-se de um desenho infantil exibido diariamente em três horários diferentes pela Discovery Kids.

‘Peppa Pig’, que estreou em abril deste ano, já é uma das maiores audiências do canal infantil de TV paga _com resultado 25% superior à media do canal até novembro.

Segundo a Discovery Kids, ‘Peppa Pig’ está entre as cinco sérias mais assistidas por crianças de 4 a 11 anos _perde apenas para ‘Doki’, ‘Lalaloopsy’, ‘Peixonauta’ e ‘Meu Amigãozão’.

Só descobri a Peppa porque tenho um filho de quase dois anos e ele adora o desenho. Se deixar, ele assiste a todas as exibições. Eu é que coloco limites, pois não acho legal deixar um menininho ficar em frente à TV muito tempo.

A boa notícia para pais que assistem ao desenho ao lado dos filhos é que a terceira temporada de ‘Peppa Pig’ vai estrear em janeiro de 2014 _hoje há muita repetição de episódios.

‘Peppa Pig’ mostra o dia-a-dia da porquinha e sua família, formada pelo irmão caçula,  pai, mãe e avós. Como qualquer garotinha de seus 5 ou 6 anos, Peppa vai à escola, recebe amiguinhos em casa e visita os avós nos fins de semana.

Num dos episódios, a mãe está trabalhando ao computador e é interrompida pelos filhos, que acabam travando a máquina. Ela então pede a ajuda do pai, que conserta o equipamento mas não avisa a mulher. Em vez disso, passa a jogar com os filhos. Surpreendido pela mulher, todos acabam rindo da situação. E são assim os episódios, retratando situações bem comuns para as famílias.

Exibida em 180 países, ‘Peppa Pig’ recebeu o prêmio BAFTA, em 2005 e 2012, de melhor animação para crianças em idade pré-escolar, além de várias outras premiações.

Comércio

Como quase tudo que agrada a criançada acaba virando produto, fui atrás de objetos da Peppa. Não achei nada nas lojas tradicionais.

Mas um programador de Campinas (SP) descobriu essa carência antes de mim e criou uma loja de venda eletrônica de produtos da Peppa. Adriano Chelio criou a Mundo Peppa Pig em agosto deste ano.

“Tenho uma filha de 6 anos que gosta do desenho, estava atrás de produtos para importar e vi que não tinha nada da Peppa no mercado”, afirmou.

Ele disse que percebeu que havia vários consumidores perguntando num site de venda onde encontrar produtos da marca.

Segundo Adriano, o item mais vendido da loja virtual é a família de bonecos da Peppa. Mas não adianta querer comprar agora, pois o produto está esgotado. “Já encomendei, mas estou esperando a entrega. Vendeu muito, foi uma surpresa.”

 

Peppa Pig (Divulgação)
Peppa Pig (Divulgação)