Aprenda a usar o umidificador e evite complicações respiratórias

Por FABIANA FUTEMA

Em períodos de tempo seco, todos nós sofremos com os incômodos provocados pelo tempo seco. Para bebezinhos e crianças pequenas é ainda pior. Como não sabem limpar o nariz, costumam acumular mais secreções nas vias áreas respiratórias.

Muitos pediatras recomendam que os pais comprem umidificadores para evitar que a secreção atrapalhe na respiração da criança. Esses aparelhos parecem super simples de serem usados: é só encher de água, ligar na tomada e deixar a névoa umidificar o ar.

Só que existe o período certo de usar o equipamento. O otorrinolaringologista Michel Cahali diz que o aparelho só deve ser ligado quando a umidade do ar estiver abaixo de 30%.

E não é para deixar a máquina ligada o dia inteiro vaporizando a casa. Isso pode favorecer o aparecimento de mofo nas paredes _o que pode causar alergias respiratórias na criança.

Segundo Cahali, o umidificador deve ser ligado somente à noite, no período de sono da criança _ou do adulto.

O otorrinolaringologista diz que mais eficiente que o umidificador é a limpeza nasal com soro fisiológico duas vezes ao dia. Os maiorzinhos e adulto podem espirrar uma boa quantidade de soro em cada narina e depois assoar suavemente para expelir a sujeira. Como os pequenos não sabem fazer essa operação, resta aos pais colocar uma boa dose de soro em cada narina.

Uma dica é manter o soro fisiológico armazenado na geladeira e tirá-lo 30 minutos antes de usá-lo. Cahali diz que o produto pode ficar contaminado se mantido em temperatura ambiente.

Inaladores e bombas de aspiração nasal

Outro aparelho que dá uma forcinha na fluidificação das secreções respiratórias da criança é o inalador.

Uma dica para quem pretende comprar o aparelho, que não é baratinho, é buscar modelos que permitam a inalação na posição deitada. Os modelos ultrassônicos, um pouco mais caros, fazem menos barulho _e não acordam a criança no meio da inalação.

Os preços dos inaladores/nebulizadores variam de R$ 130 a R$ 300 de acordo com marca e modelo. Algumas lojas dão desconto para quem paga à vista em dinheiro, vale pechinchar.

Outro produto que ajuda a puxar o catarro do nariz das crianças é a bomba de aspiração nasal, parecida com uma pera de plástico. Você aperta a parte redondinha, coloca o bico da narina da criança e solta _esse movimento ajuda a sugar o catarro. Limpe a bomba e repita na outra narina. Lave depois com água fervente para evitar que o aparelho fique contaminado.

ARTE

 

Umidificador deve ser ligado à noite quando o tempo estiver seco (Foto: Schutterstock)
Umidificador deve ser ligado à noite quando o tempo estiver seco (Foto: Schutterstock)