Pais precisam limpar coto umbilical do recém-nascido; veja mais dicas sobre banho

Por FABIANA FUTEMA

Pais de primeira viagem costumam ter muitas dúvidas sobre o banho do bebê. Alguns recorrem a cursos de gestante para aprender a dar banho e trocar fralda. Mas a prática é bem diferente das aulas, já que em vez de bonecas teremos de um bebezinho chorão em nossas mãos.

Entre os medos dos pais está o de deixar o bebê cair e se afogar no banheira. O pediatra Marcelo Reibscheid, do Hospital e Maternidade São Luiz, diz que existem acessórios para minimizar esse risco, como pranchas e redes.

“O banho costuma ser muito mecânico no começo. Alguns pais baixam vídeo para aprender a dar banho. Depois, com a prática, perdem o medo e o banho passa a ser um momento prazeroso para os pais e para a criança.”

Reibscheid diz que é preciso ter atenção com a limpeza do coto umbilical. “Não precisa ter medo de limpar, muito pelo contrário, é preciso limpar bem para não haver risco de infecção.”

O pediatra diz que a limpeza tem de ser feita com álcool 70% após o banho até a cicatrização e queda do cordão. Não é preciso fazer curativo nem proteger com gaze. “Basta limpar com o álcool, manter seco e colocar a fralda”, diz.

Segundo ele, recém-nascidos precisam de um banho de higiene _com sabonete_ por dia. “Se estiver muito calor, pode tomar outro banho, mas sem sabonete. Muito sabonete pode retirar a proteção da pele e facilitar o aparecimento de dermatites.”

O pediatra diz que outro medo dos pais é em relação à limpeza do ouvido. “Pode limpar as dobrinhas com a pontinha da toalha ou cotonete. Se cair um pouco de água, não tem problema. O que não pode é submergir a cabeça da criança na água.”

Temperatura certa e outras dicas sobre o banho

Nada de patinhos com termômetro. Reibscheid diz que a melhor forma de saber se a temperatura da água está adequada para o banho do bebê é mergulhando o cotovelo na banheira.

“Antigamente não tinha nada esses termômetros e as mães verificavam a temperatura da água com o cotovelo. Esse continua sendo o melhor método”, afirma.

Mas se os pais quiserem medir, a temperatura da água indicada para o banho é entre 37ºC e 37,5ºC.

O pediatra recomenda que o bebê seja trocado no mesmo ambiente do banho para evitar mudanças bruscas de temperaturas e correntes de ar.

Em relação ao horário, Reibscheid diz que no verão a criança pode tomar um banho de manhã e outro à tarde _mas use sabonete em somente um deles. No inverno, o ideal é que o banho ocorra perto do meio-dia, quando está menos frio.

Abaixo, vídeo do Hospital Albert Einstein ensina a dar banho no recém-nascido. veja:

 

Banho no colégio Montessori Santa Terezinha (Fernando Moraes -20.jul.2005/Folhapress)
Banho no colégio Montessori Santa Terezinha (Fernando Moraes -20.jul.2005/Folhapress)