Dicas para fazer a festa de seu filho -1

Por FABIANA FUTEMA
Crédito:  Shutterstock
Crédito: Shutterstock

Pode ser que você seja uma mãe (ou pai) superior e não tenha a menor preocupação com a organização da festa de aniversário do seu filho. Mas se você não pertence a essa categoria iluminada, pode ser que esse post lhe seja útil.

Minha primeira dica é ter em mente a quantia que você pretende gastar. Com base nesse valor, elabore sua lista de convidados. Seja realista. Não adianta querer fazer uma festa chique se você não tem cash. Ou vá cortando convidados da lista (e ganhando desafetos).

Depois escolha o local da comemoração. Os mais comuns são buffets infantis e salões de prédios. Já vi festas lindas em parques, jardins e sítios. Quem mora em casa grande tem a comodidade de fazer a festa no quintal. Fica um charme!

Festa em buffet tem a praticidade de você não ter trabalho com quase nada. Por outro lado, são bem mais caras. Alguns convidados reclamam da barulheira e impessoalidade do ambiente. Já as crianças gostam dos brinquedos. Coloque os prós e contras na balança.

Se escolher fazer a festa em casa ou no salão do seu prédio, saiba que você pode fazer quase tudo. Ou encomendar quase tudo. Depende de quanto pretende gastar. Se não quiser fazer nada, procure serviços de buffet em domicílio. Eles levam para a sua casa bolo, doces, salgadinhos, bebidas. E funcionários, que servirão a comida e bebida para seus convidados.

Alguns também fazem a decoração da festa e alugam brinquedos, como piscina de bolinha, pula-pula, cama elástica.

Eu sou adepta desse sistema. Esses serviços de buffet em domicílio oferecem vários tipos de cardápio (coquetel, massas, crepes, churrasco, pizza). Você pode escolher de acordo com seu gosto e bolso.

Mas se você quiser economizar mesmo, mas não tem muito tempo, compre kits prontos de festa. Eles entregam em casa o bolo, salgadinhos, docinhos, bebidas. Alguns até trazem a decoração da mesa. No dia da festa você terá o trabalho de esquentar e servir os salgados. Pode ser que falte tempo para curtir os amigos. Uma dica é contratar garçom e copeira para ajudar no dia.

Decoração

A decoração merece um intertítulo. Embora os buffet em domicílio ofereçam esse serviço, você pode gastar um pouco do seu tempo e cuidar dessa parte da festa.

A maioria dos buffets oferece a decoração tradicional (arco de balões, painel e mesa gigante). Mas a moda agora é ter uma mesa mais clean (pretendo falar mais sobre isso em outro post).

Se você pretende ter uma mesa mais moderninha e dar seu toque pessoal, faça você mesma. Mas atenção, você pode gastar mais fazendo sozinha do que alugando. E se não tiver habilidades manuais, o resultado final pode não ser tão bonito.

Outra dica é contratar serviços indicados por amigos e familiares. Dar um Google não é uma boa referência nessa hora. Como muitas empresas são pequenas demais, consultar a lista do Procon não ajudará.