Bloquinhos, matinês e micaretinhas: caia na folia com a criançada!

Por FABIANA FUTEMA
Carnaval de Olinda, em Pernambuco (Foto: Moacyr Lopes Junior/Folhapress)
Carnaval de Olinda, em Pernambuco (Foto: Moacyr Lopes Junior/Folhapress)

 

Quem disse que Carnaval não é época para cair na farra com a criançada? Existem várias opções de bloquinhos, micaretinhas e matinês.

O esquenta carnavalesco começa já neste sábado (15) com o ‘Vamos Colocar o Bloquinho Na Rua’, que se concentrará a partir das 9h30 na rua Fidalga, altura do número 800, na vila Madalena, zona oeste de São Paulo. O evento deve terminar por volta das 12h.

Se o calor dos últimos dias se repetir, não esqueça de passar muito protetor solar na filharada. Bonés e chapéus também são bem-vindos. Ofereça muita água aos pequenos.

Como a ideia do bloco é caminhar, acho que não é legal levar carrinho de passeio para transportar os menorzinhos.

Envie a foto do Carnaval com seu filho para o Maternar (blogmaternar@gmail.com).  Veja no fim do texto as fotos da estreia da minha cria no mundo das matinês no Carnaval de 2012. Muitas águas rolaram desde então. Mas garrafa cheia de água nunca faltou…

Micaretinha

Se você estiver em São José dos Campos (interior de SP), aproveite para participar da Micaretinha, programada para sábado (22), na praça do Aquarius.

O evento começará às 10h. Haverá oficina de máscaras, bloco de marchinhas de carnaval e palhaços.

Os organizadores pedem que os participantes levem uma caixa de lápis de cor. O material será doado à Obra Social Célio Lemos, de São José dos Campos.

Matinê da Lua

A Casa da Lua vai promover sua primeira matinê de Carnaval no domingo (23), a partir das 15h. A Casa da Lua fica na rua Engenheiro Francisco Azevedo, 216, perto da Vila Madalena, na zona oeste de São Paulo. A entrada custa R$ 5.

Durante a matinê, haverá venda de comidas e bebidas a venda, inclusive de opções sem glúten e lactose –para crianças alérgicas a esses componentes.

Martha Lopes, mãe do Gabriel, de 3 anos, e Marcella Chartier, mãe do João, de 1 ano e 8 meses, idealizaram a matinê da Casa da Lua, que passará a ter ciclos dedicado à maternidade.

“São muitas as vezes em que evitamos ir a alguns lugares por eles não acolherem crianças. Mesmo sabendo que é importante fazer programas só para adultos, nos divertimos muito em família quando promovemos nossas festinhas fechadas na Casa, com a criançada brincando e correndo pelo quintal. Agora, queremos estender isso a outras famílias”, afirma Martha.

Bloco das Emílias e Viscondes no dia 28

A Biblioteca Monteiro Lobato realiza dia 28, a partir das 15h, a nona edição do tradicional Bloco das Emílias e Viscondes, que anualmente sai pelas ruas do bairro de Vila Buarque, região central de SP.

O personagem homenageado deste ano é o porquinho Marquês Rabicó, que se casou com a boneca Emília.

Em parceria com o Instituto Espaço Arterial, o bloco é antecedido por uma série de atividades que envolve crianças e adolescentes em oficinas de percussão, fantasia e confecção de um bonecão da Dona Benta.

A Monteiro Lobato fica na rua General Jardim,  485.

X