Mochila pesada demais pode causar dor nas costas, diz fisioterapeuta

Por FABIANA FUTEMA
Peso da mochila não deve ultrapassar 10% do peso da criança, diz especialista (Foto: Jorge Araujo/ Folhapress)
Peso da mochila não deve ultrapassar 10% do peso da criança, diz especialista (Foto: Jorge Araujo/ Folhapress)

As aulas começaram e algumas crianças parecem carregar a casa nas costas. Mas cuidado! Mochila pesada demais pode provocar dor nas costas. O alerta é do fisioterapeuta especialista em coluna vertebral, Helder Montenegro, presidente da ABRC (Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna) e diretor do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral.

Segundo ele, é cada vez mais comum a presença de crianças nos consultórios médicos se queixando de dores na região lombar.

“Os motivos mais comuns para a dor na região lombar são tensão proveniente de atividades que requerem força física e o carregamento inadequado da mochila nas costas com peso demasiado”, afirma Montenegro.

O especialista diz que o peso da mochila não deve ultrapassar 10% do peso da criança. Para uma criança de 30 kg, por exemplo, a mochila deve pesar 3 kg, no máximo.

“Normalmente, a criança projeta o tronco para frente, com isso os músculos das costas passam a trabalhar em excesso para suportar o peso da bolsa e, dessa forma, essa sobrecarga provoca uma fadiga dos músculos lombares acarretando em dores na região”, afirma o fisioterapeuta.

Em novembro do ano passado, o Senado aprovou um projeto de lei limitando o peso das mochilas dos alunos de ensino fundamental e médio a 15% de seu peso corporal. Pela proposta, as escolas ficarão obrigadas a instalar armários para que os estudantes deixem diariamente parte de seu material escolar, reduzindo o peso das mochilas. O projeto seria enviado para análise da Câmara dos Deputados.

Dicas

Uma dica é escolher mochila de rodinha para levar o material escolar. Os adolescentes, entretanto, não costumam gostar dessa opção.

No caso de mochila de ombro, o especialista diz que elas devem ser acolchoadas, com fácil ajuste e com tamanho igual às costas do seu filho. Os pais precisam ficar atentos ao ajuste das alças: a parte inferior não pode ficar a menos de quatro centímetros abaixo da cintura;

Não deixe seu filho levar a mochila em apenas um ombro, pois ele concentrará o peso em apenas uma parte do corpo.

Montenegro diz que os pais devem incentivar os filhos a praticar esportes. “As atividades físicas fortalecem a região lombar.”

Para prevenir dor lombar causada pela má postura, Montenegro orienta que os pais observem a forma como o filho fica sentado durante a realização das tarefas escolares ou na frente da televisão. A coluna deve estar sempre reta e apoiada no encosto;

Se a criança relatar casos de dor com frequência a orientação é procurar um especialista.