Bebês de até 6 meses devem evitar bloquinhos de rua e matinês fechadas; veja dicas de pediatra

Por FABIANA FUTEMA

A gente vira mãe e não vê a hora de levar o pequerrucho para brincar o Carnaval nos bloquinhos e matinês. Mãe de primeira viagem, muita calma nessa hora!

O alerta é do pediatra Sylvio Renan Monteiro de Barros. Segundo ele, bebês de até seis meses não devem ser levados para bloquinhos de rua e matinês fechadas. “Não vale a pena, o bebê não vai aproveitar. Há muita aglomeração, só vai excitar a criança e dificultar o sono dela à noite.”

Outro problema, segundo o pediatra, é o risco de contaminação por vírus e bactérias. “Crianças alérgicas ou com baixa imunidade devem evitar esse tipo de lugar.” Além disso, o sistema imunológico das crianças de até 12 meses está em formação.

Mas há exceções para as mães de bebês de colo que querem brincar o Carnaval com seus filhotes, como o Bloco Bebê. Com músicas instrumentais, o bloquinho não ensurdece os pequeninos (minha companheira de blog vai falar mais sobre esse bloco, que se apresenta neste fim de semana no Itaú Cultural).

Para crianças de 6 meses a 1 ano, Monteiro de Barros recomenda moderação na hora de brincar o Carnaval. “Até dá para participar dessas festas a partir dos 6 meses, mas por pouco tempo. A criança começa a brincar mesmo a partir de 1 ano.”

Como o Carnaval brasileiro ocorre no verão, o pediatra afirma que os pais não pode esquecer da hidratação das crianças. Ofereça muita água.

Se a brincadeira for na rua, não esqueça de passar protetor solar. Chapéu e boné também ajudam a proteger do sol.

Em relação às roupas, Monteiro de Barros diz que os pais devem buscar roupas largas, confortáveis e que facilitem a transpiração. “Prefira tecidos como algodão.”

Por último, mas não menos importante, o pediatra lembra que os pais devem colocar uma pulseira de identificação com o nome da criança, do responsável e telefone de contato. Por mais que a gente fique de olho, eles podem sumir de vista num minuto de descuido.

Monteiro de Barros é autor do Blog do Pediatra e do livro ‘Seu Bebê em Perguntas e Respostas – Do Nascimento aos 12 Meses’.

X