Bloco de Carnaval para bebês se apresenta neste fim de semana

Por Giovanna Balogh
Bloco Bebê é formado por pais com seus filhos no colo (Foto:  Gustavo Ferri/Divulgação)
Bloco Bebê é formado por pais com seus filhos no colo  (Foto: Gustavo Ferri/Divulgação)

Pense em um bloco totalmente diferente de tudo o que você já viu por aí quando o assunto é Carnaval.  A diferença já começa pelos músicos que comandam o bloco. Além de instrumentos, eles carregam nos braços os próprios filhos que dançam junto e balançam os chocalhos durante a apresentação. O Bloco Bebê foi criado no ano passado e deixou um ‘gostinho de quero mais’.

O bloco carnavalesco é voltado para bebês bem pequenos – a partir de 45 dias de vida – pois é feito com som com instrumentos que agradam os ouvidos sensíveis dos recém-nascidos. A apresentação dura também apenas uma hora para evitar que a criança fique cansada durante a ‘folia’.

Para quem quer conferir a apresentação, a recomendação é levar a garotada no sling (aqueles carregadores de bebês feitos de pano) para dançar com as mãos livres. A apresentação começa com um cortejo onde todos são convidados a cair na dança com a bailarina Tatiana Tardioli, do Dança Materna – aulas de dança voltadas para mães com bebês de colo, andantes ou engatinhantes. Depois, o grupo sobe no palco e a festa continua.

Antes da apresentação do bloco que acontece neste fim de semana no Itaú Cultural, haverá uma Dança Materna especial de Carnaval para mães, bebês e pais. A aula assim como a apresentação do Bloco Bebê são gratuitas. Para a aula de dança, no entanto, é preciso retirar uma senha pouco tempo antes já que as vagas são restritas.

No repertório, são usadas músicas da cantora principal, Isadora Canto (do projeto Acalanto) e outras do universo infantil.  “Acreditamos que além de uma experiência artística para mães, pais e bebês, mostramos uma forma amorosa e próxima de criar nossos filhos, bem de pertinho”, comenta Tatiana. Apesar do bloco ser voltado para bebês, crianças maiores também são bem-vindas. Veja o clipe do bloco e se prepare para cair na folia.

PROGRAMAÇÃO DO BLOCO BEBÊ

EM FEVEREIRO

Itaú Cultural
Data: 22 e 23 de fevereiro
Horário: 14h (Dança Materna especial de Carnaval)
16h show do Bloco Bebê

EM MARÇO

Sesc Vila Mariana
Data: 01, 02, 03 e 04
Horário: 11h

Sesc Sorocaba
Data: 02
Horário: 16h

Sesc Santo Amaro
Data: 03
Horário: 14h