Vídeo mostra como seria vida de criança antes e durante a guerra

Por Giovanna Balogh

‘Por mais que não aconteça aqui, não significa que não está acontecendo’. Com base nessa ideia um vídeo divulgado ontem (5) na internet mostra a dura realidade de uma guerra na visão de uma criança. O vídeo faz parte de uma campanha feita pela  instituição de caridade britânica Save the Children e já conta com quase 4 milhões de visualizações.

A ideia é sensibilizar pais e avós ao redor do mundo mostrando como seria a rotina de uma menina antes e durante a guerra civil. O vídeo foi feito para mostrar os efeitos da crise na Síria, que completa três anos no próximo dia 14.  O vídeo é interpretado por uma atriz britânica de nove anos.

Nas imagens é registrado um segundo de cada dia da menina. No começo do vídeo, é possível ver uma menina saudável que celebra o aniversário com a família e brinca no parque e com as maquiagens da mãe. Aos poucos, com os noticiários da TV e dos jornais, a tensão dos pais dela aumenta e aos poucos é mostrada a mudança na vida daquela criança. A menina deixa de brincar para  fugir de bombas, se abrigar em esconderijos e come o que é achado pela rua.

A Save the Children diz que o vídeo é a triste realidade da guerra civil que, segundo a ONG, “devastou a vida de uma geração inteira de crianças”. A Save the Children diz que nesse período  11 mil crianças morreram e mais de 1 milhão estão refugiadas.

A ONG também faz uma campanha em seu site para que os internautas liberem as fotos usadas, por exemplo, no perfil do Facebook. As fotos serão usadas em uma mensagem que será enviada às crianças sírias no próximo dia 14. A ideia é mostrar que pessoas ao redor de todo mundo não esqueceram delas.