Você sabe o jeito certo de tirar a caquinha do nariz do bebê? E como limpar o ouvido?

Por FABIANA FUTEMA
Limpar o nariz com o dedo pode machucá-lo (Foto: Schutterstock)
Limpar o nariz com o dedo pode machucá-lo (Foto: Schutterstock)

Você sabe como limpar o ouvido do bebê? E como faz para tirar a caquinha do nariz? Não, não pode colocar cotonete dentro do ouvido para retirar a sujeira. Nem enfiar o dedo no nariz e ficar tirando crostinha.

Para limpar o ouvido, e só por fora, o melhor é usar a pontinha da toalha. João Ferreira de Mello Júnior, chefe do grupo de Alergia e Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas, diz que não é preciso limpar o ouvido por dentro.

“A cera que é produzida pelo ouvido é uma espécie de proteção. Quanto mais você tirar, mais o corpo vai produzir. Por isso, não é preciso retirá-la”, afirma. “Se você colocar um cotonete lá dentro, pode traumatizar o ouvido.”

O mesmo risco de trauma pode ocorrer quando a criança (ou adulto, coisa feia!) enfia o dedo no nariz para tirar a secreção que ficou dura. Pode até sangrar.

Mello Júnior diz que a melhor forma de limpar o nariz é hidratá-lo bem com soro fisiológico. E depois, de forma suave, assoar a sujeira num lenço macio e descartável.

Mas a gente que é mãe sabe que bebezinhos não sabem assoar o nariz. Para eles, o jeito é pingar muito soro fisiológico no nariz e manter o umidificador ligado em dias de tempo seco.

“Não podemos esquecer que a hidratação começa por dentro. É preciso tomar muito líquido”, afirma o otorrinolaringologista.

Dicas simples

Mello Júnior diz que o umidificador pode ser ligado todos os dias, mas sem excessos. Para evitar que a parede de casa fique gotejando, ele sugere que portas e janelas fiquem abertas enquanto o aparelho estiver ligado. “Tempo seco demais favorece alergias pela poeira. E umidade demais também.”

Além da ingestão de água e líquidos, o médico lembra que existem formas baratas de umidificar o ambiente. “Dá para colocar uma toalha molhada na cabeceira da cama ou uma bacia com água no quarto.”

Cotonete nunca deve ser usado dentro do ouvido (Foto: Schutterstock)
Cotonete nunca deve ser usado dentro do ouvido (Foto: Schutterstock)