Aprenda a fazer shantala no bebê durante o feriado

Por FABIANA FUTEMA

Vai ficar em SP no feriado? Aprenda a aplicar a shantala no seu bebê no Sesc Vila Mariana. A atividade faz parte da série Primeiros Passos, voltada para pais, mães, gestantes e casais grávidos.

A prática acontecerá nos dias 20 (domingo), 21 (segunda) e 27 (último domingo de abril), das 11h30 às 12h30.

Os organizadores recomendam que os pais levem para a atividade crianças que ainda não andam. Já as gestantes e casais grávidos interessados em aprender a técnica devem levar um boneco. Dica: utilize roupas confortáveis.

A shantala é uma técnica de massagem milenar indiana baseada numa sequência de toques simples e leves para o bebê. Acredita-se que essa técnica possa proporcionar relaxamento, melhorar a qualidade do sono e prevenir as cólicas do bebê.

As atividades são gratuitas, mas é preciso retirar ingressos com uma hora de antecedência no Setor Esportivo, 6º andar da Torre B. O Sesc Vila Mariana fica na rua Pelotas, 141.

Algumas maternidades de SP ensinam a aplicar a shantala no bebê logo depois do banho. A minha não tinha isso. Mas assisti a alguns vídeos na internet e improvisei uma massagem no meu bebê logo depois do banho. Era uma hora em que ele estava mais calminho e ajudava a deixá-lo mais relaxado para o sono. Esse também era um momento de aproximação de vínculo entre mãe e filho.