Ficou com dúvida sobre o que é virose? Médico explica

Por FABIANA FUTEMA

Durante muito tempo bati ponto em pronto-socorro com o filho doente. Na maioria das vezes, saía da consulta com o mesmo diagnóstico: virose.  Mesmo quando os sintomas eram muito diferentes. Também ouvi gente dizendo que o médico fala que é virose quando não sabe o que a criança tem.

Perguntei para João Ferreira de Mello Júnior, chefe do grupo de Alergia e Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas da FMUSP (Faculdade de Medicina da USP), o que é virose. As viroses são causadas por vírus, daí o nome.

Segundo ele, o que diferencia a virose dos quadros bacterianos é que na virose não precisa tomar antibiótico. “São doenças benignas, que exigem um tratamento geral.”

Mello Júnior afirma que os sintomas das viroses costumam passar no prazo de 5 a 7 dias. O objetivo da medicação, na maioria das vezes, é reduzir o desconforto do paciente.

No entanto, se a doença persistir ou piorar neste período, Mello diz que os pais devem retornar ao hospital ou pediatra. “Os quadros bacterianos adoram se instalar nos quadros virais. Isso é muito comum.”