Sucesso entre as crianças, Peppa Pig causa polêmica entre adultos

Por FABIANA FUTEMA

Qualquer pessoa que tenha filhos, sobrinhos ou parentes menores de 7 anos já ouviu falar do desenho “Peppa Pig”, exibido no Brasil no canal Discovery Kids.

Sucesso em vários países, “Peppa Pig” também está no centro de várias polêmicas. A última delas envolve a ABC, o canal estatal da Austrália.

A página da emissora no Facebook foi inundada por reclamações de centenas de pais enfurecidos com a alteração do horário de exibição do programa _das 18h30 para as 11h30, segundo o “Daily Mail”. O tempo de exibição também foi reduzido pela metade.

Em suas reclamações, os pais alegavam que a mudança alterava a rotina dos filhos acostumados a assistir ao desenho após o jantar e antes de irem para a cama, segundo o “Daily Mail” .

Outros pais, por outro lado, defendiam a mudança da rotina e sugeriram a introdução de novos hábitos para esse período da noite com os filhos, como a leitura de livros.

Antes disso, a emissora chegou a cogitar o corte da verba para exibição do programa por motivos financeiros. Parlamentares do Partido Trabalhista atrelaram a possibilidade ao fato da mãe Porca disseminar ideais feministas _trabalha fora (oi?). A revista “TPM” relatou essa polêmica.

Na Itália, a associação de defesa dos animais chegou a pedir para os pais boicotarem “Peppa Pig” por não mostrar a verdadeira de condição de vida dos porcos e outros animais retratados no desenho.

Uma jornalista chegou a escrever um texto no jornal italiano Libero Quotidiano dizendo que Peppa Pig não ensinava nada de bom para as crianças, muito pelo contrário. Entre os exemplos dados estava o fato dos porquinhos estarem sempre arrotando.

Textos em blogs italianos também enxergaram sinais da maçonaria no desenho, além de ver formas fálicas no desenho da cabeça dos porquinhos da família Pig.

Ainda não vi nada parecido com isso aqui no Brasil. A única polêmica ocorre na hora da exibição do desenho, que à tarde coincide com os jogos da Copa. Preciso negociar muito com meu filho para poder trocar de canal.

NOTA PESSOAL

Acho toda essa polêmica muito engraçada, pois para mim Peppa é apenas uma porquinha parecida com uma menininha de 4 ou 5 anos. E sua família parece ter encontrado uma forma de viver em harmonia, sempre encontram graça na vida. Na maioria dos episódios todos terminam rolando de rir deitados no chão.

Mas essa é só uma opinião. Cada um tem a sua!

Peppa Pig (Divulgação)
Peppa Pig (Divulgação)