Virada Sustentável tem programação para mães, bebês e crianças

Por FABIANA FUTEMA

 

X

Começa nesta quinta-feira mais uma edição da Virada Sustentável em São Paulo. São mais de 700 atrações gratuitas espalhadas por 143 lugares da cidade. Com tanta opção pode ficar até difícil escolher uma.

Vou me dar ao luxo de indicar algumas atividades voltadas para mães, bebês ou crianças. Mas só algumas. O site da Virada, que termina domingo, lista todas elas. Para facilitar a busca, é melhor selecionar um dos filtros.

Os eventos que selecionei ocorrem no sábado (30) e domingo (31). Veja abaixo:

-‘Huggies Fit Mamãe e Bebê’, dias 30 e 31, das 9h às 18h30, no Parque Villa Lobos

Maratona de aulas de baby pilates ministradas pela professora Mariana Pires, personal formada pela Escola Paulista de Medicina da Unifesp. A ação pretende trazer um novo espaço para que a mãe possa interagir com o bebê, além de trazê-la à vivacidade do trabalho com o corpo no pós-gravidez. Ao longo do dia, diversas séries de 30 minutos mesclarão exercícios de ioga, pilates e laboral.

-Abertura do Verdejando 2014, dia 30, das 10h às 15h, no Ibirapuera (bosque das Figueiras, em frente ao Pavilhão Japonês)

Show com a palhaça Rubra, interpretada pela atriz e multi-instrumentista Lu Lopes, que dividirá o palco com convidados especiais como Marcelo Jeneci, Grupo Triii, Tiquequê, Antônio Nóbrega e San (Sambô)

-Feira de Troca de Brinquedos, dia 30, das 10h às 13h, na praça Victor Civita (Pinheiros)

Promovido pelo Instituto Alana, a feira é uma oportunidade de incentivar o consumo consciente nas crianças. Pais e filhos começam a brincadeira em casa, escolhendo brinquedos que poderão ser trocados. Na feira, as crianças praticarão o desapego e a tomada de decisão: analisarão o material ofertado e decidirão fazer a troca.

-Histórias de Dobraduras com Origami, dia 30, das 11h às 11h45, no Parque Villa Lobos

Ministrada por Irene Tanabe, crianças e acompanhantes aprenderão a dobrar papeis de jornais e revistas enquanto ouvem a narrativa das histórias. No final de cada história, os participantes terminam de dobrar um origami de utilidade pública. De maneira lúdica, as atividades possibilitam refletir sobre a importância de seu papel como cidadão. A atividade faz parte do Festival Ação Saudável.

-Oficina ‘Faça Seu Brinquedo’, dia 30, das 12h30 às 14h30, na praça Victor Civita (Pinheiros)

A criança terá a oportunidade de construir o seu próprio brinquedo com produtos reciclados. Serão diversas opções de diversão infantil, como cai não cai, vai e vem, jogo da velha, dama bilboquê, dentre outros.

-Oficina ‘Comida Criativa para Crianças’, dia 30, das 15h às 15h45, no Parque Villa Lobos

Durante a oficina realizada por Bia Goll, serão propostos vários estímulos para despertar a curiosidade dos participantes sobre alimentação. Uma das ações será oferecer frutas no palito.

-Arte no tubete, dias 30 e 31 das 9h às 18h, no Parque Villa Lobos (próximo à tenda)

No espaço, pais e filhos darão vida às obras nos tubetes de papel higiênico. A atividade também contará com a presença de dois artistas profissionais, Sergio Fabris e Daniela Saraiva, que vão auxiliar todo o trabalho de criação. Promovido pela marca Neve, o espaço contará ainda com a presença do apresentador e criador do canal online Manual do Mundo, Iberê Thenório, que dará dicas sobre reaproveitamento.

-Oficina ‘Os Sons que Vêm do Coração, dia 31, das 10h às 12h, no Parque Villa Lobos

Sob coordenação de arte-educadora Anunciação Rosa, a oficina visa a construção de instrumentos musicais com materiais reciclados. Os participantes poderão vivenciar uma viagem sonora e serem contagiados pelas possibilidades sonoras disponíveis no lixo, possibilitando a sua transformação em sons, músicas que integram pessoas e grupos com inventividade e consciência.

-Show-oficina com Barbatuques dia 31 de agosto, 12h, no estacionamento do shopping Villa Villa Lobos

Aprendizado de sons corporais básicos, criação de ambientes sonoros, sonoplastas, jogos de regência e cantorias. Utilizar o corpo como instrumento musical é a proposta essencial do Barbatuques.

Barbatuques farão show-oficina no estacionamento do shopping Villa Lobos (Foto: Divulgação)
Barbatuques farão show-oficina no estacionamento do shopping Villa Lobos (Foto: Divulgação)