Campanha alerta para riscos de doenças do nariz, ouvido e garganta para crianças

Por FABIANA FUTEMA

A Academia Brasileira de Otorrinolaringologia Pediátrica (ABOPe) realiza de sexta a domingo  a 1ª edição da Campanha Nacional Otorrino Pediátrica no Parque do Ibirapuera, na zona sul de São Paulo. O evento ocorre em parceria com a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.

Durante a campanha, os visitantes serão alertados sobre os riscos das doenças do nariz, ouvido e garganta para o desenvolvimento das crianças.

Médicos otorrinolaringologistas acompanharão os visitantes em diferentes tipos de atividades da campanha, que mostrará a importância da audição, equilíbrio e respiração para o bom funcionamento do corpo humano.

A estação sobre o ouvido, por exemplo, exibirá o funcionamento da audição e  sua relevância para comunicação e relacionamento das crianças.

Na seção sobre o equilíbrio, os visitantes saberão mais sobre a relação do ouvido com o equilíbrio, quais seus principais distúrbios e como evitá-los. Nas atividades disponíveis, as crianças vão avaliar suas habilidades de equilíbrio brincando de amarelinha e andando em cima de uma corda.

Sobre a respiração, os participantes conhecerão as principais causas da obstrução nasal e seu impacto na qualidade de vida. Haverá o “Jogo dos Aromas”, um teste em que o público tenta identificar, apenas com o olfato, 10 cheiros diferentes escondidos em uma caixa surpresa.

No encerramento, uma intervenção cultural abordará os efeitos do ronco e da apneia obstrutiva do sono no desenvolvimento infantil.

 

A campanha ocorre nos dias 12, 13 e 14 na Arena de Eventos do Parque Ibirapuera (Portão 10), das 9h às 17h.