Governo prorroga campanha de vacinação até 12 de dezembro

Por FABIANA FUTEMA

O Ministério da Saúde anunciou a prorrogação da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e sarampo até o dia 12 dezembro.  A campanha terminaria nesta sexta-feira (28).

Segundo o governo, Estados e municípios serão orientados a continuar a vacinação.

O objetivo da medida é ampliar a cobertura do público atendido pela campanha. Até agora, a campanha vacinou 9,5 milhões de crianças contra a poliomielite, o que representa 74,8% da meta estabelecida. Contra o sarampo, 7,3 milhões de crianças já receberam a dose, cerca de 66,9% do público-alvo. O objetivo é alcançar 95% do público-alvo.

Devem tomar a vacina contra a poliomielite as crianças entre seis meses e cinco anos de idade incompletos.

A recomendação é que todas as crianças na faixa etária sejam vacinadas contra a poliomielite, pois a vacina oral vale tanto para colocar em dia a vacinação atrasada como para reforço de quem está com o calendário em dia.

Já a vacinação contra o sarampo será feita em crianças entre um e cinco anos de idade (incompletos).

ALERGIA

O Ministério da Saúde informa que as crianças com alergia ao leite de vaca serão vacinadas depois contra o sarampo. As secretarias estaduais e municipais foram orientadas a não vacinar essas crianças com o produto fornecido pelo laboratório Serum Institutte of India Ltd. A iniciativa é uma medida de devido à presença do componente lactoalbumina hidrolisada nas doses fornecidas pelo laboratório.

Criança com alergia a leite não deve tomar vacina (Foto: Olicio Pelosi/Futura Press/Folhapress)
Criança com alergia a leite não deve tomar vacina (Foto: Olicio Pelosi/Futura Press/Folhapress)