Chupeta que mede temperatura e envia dados aos pais vence concurso de inovação

Por FABIANA FUTEMA
Projeto da chupeta que mede temperatura e envia dados venceu prêmio de inovação (Foto: Divulgação)
Projeto da chupeta que mede temperatura e envia dados venceu prêmio de inovação (Foto: Divulgação)

Seu filho ficou doente e você não pode faltar ao trabalho. Ficaria menos aflito se recebesse em seu celular informações sobre o estado de saúde do filho?

E se a ferramenta que ligasse você no trabalho ao seu filho em casa fosse uma chupeta? O projeto de uma chupeta que mede a temperatura da criança e envia as informações sobre o estado da criança em tempo real para os pais venceu o Grand Prix Senai de Inovação deste ano.

Batizada de Termo Pipo, a chupeta foi eleita a melhor ideia entre as 286 apresentadas na disputa, além de ser a mais votada pela internet. O projeto prevê que além da temperatura, os pais também possam receber em seus celulares outros dados sobre a saúde do filho, como nível de oxigenação e batimentos cardíacos.

Além do prêmio de R$ 300 mil, a equipe vencedora vai para o Reino Unido em fevereiro para participar de workshops de inovação.

A estudante Nathaly Moraes Silva, 21, idealizadora da Termo Pipo, disse que o grupo já foi procurado por empresas interessadas no projeto. Mas antes, os integrantes querem participar da viagem.

“O desafio era descobrir como reduzir as preocupações dos pais que deixam os filhos doentes em casa e vão trabalhar.  Nossa proposta foi a criação dessa chupeta, que envia dados sobre a saúde da criança aos pais”, afirmou Nathaly.

Nathaly diz saber que existem várias restrições ao uso da chupeta. Pais, dentistas, fonoaudiólogos e otorrinolaringologistas elencam várias razões para que os pais não deem chupeta ao filho. Entre os problemas apontados estão alterações na postura da língua, na fala e respiração do bebê, além da parte dentária.

Como mãe, não posso deixar de negar que talvez eu gostasse de ter essas informações sobre a saúde do meu filho no celular. Só não sei se me deixaria mais calma ou ansiosa.

Equipes vencedoras do Grand Prix de Iniovação festejam resultado (Foto: Divulgação)
Equipes vencedoras do Grand Prix de Iniovação festejam resultado (Foto: Divulgação)