CineMaterna encerra 2014 com crescimento de 20% em sessões exibidas

Por FABIANA FUTEMA
Aproveite a licença-maternidade para ir a uma sessão de cinema exclusiva para mamães (Crédito: Divulgação/Cinematerna)
Aproveite a licença-maternidade para ir a uma sessão de cinema exclusiva para mamães (Crédito: Divulgação/Cinematerna)

Você acabou de virar mãe e não sabe muito bem como ficar em dia com a agenda cultural? Ou tem medo de sair de casa com o bebê? Para essas mães as sessões do CineMaterna podem ser um convite à retomada do convívio social.

Funciona assim: salas de cinema de shoppings exibem sessões em horários específicos para mães/pais acompanhados de seus bebês. Para comodidade dos pais, essas salas costumam ter trocador e produtos de higiene infantil. Tapetes emborrachados também são colocados no chão para as crianças ficarem mais à vontade.

Outra curiosidade: muitos pais ‘estacionam’ os carrinhos na entrada da sala. Já outros assistem ao filme com o filho no colo o tempo todo. Depende de cada um.

E ao final algumas mães costumam se reunir em cafeterias próximas da sala de cinema para debater  assuntos maternos (e o que mais?)

Em 2014, a ONG CineMaterna organizou 70 sessões de cinema desse tipo, um avanço de 20% em relação ao ano anterior. Estiveram presentes nas sessões 32 mil adultos e 19 mil bebês de 35 cidades de 14 Estados do país.

“O crescimento ano a ano mostra que nossa iniciativa vai muito além de uma reunião de mães com seus bebês no cinema”, diz Irene Nagashima, co-idealizadora do CineMaterna. “Somos uma organização que inspira mães a conhecer outras mulheres que estão no mesmo momento de vida. A troca, o carinho e o acolhimento vivenciados no CineMaterna torna a experiência muito mais que um simples programa de lazer.”

A ONG aconselha que participem das sessões pais de crianças de até 1,5 ano. Ninguém vai ficar pedindo a certidão da criança para checar se ela é muito “velha”. É que depois dessa idade, elas têm menos paciência para acompanhar os pais nessas sessões de cinema.

Vale lembrar que os filmes exibidos nas sessões do CineMaterna são voltados para o público adulto. Ou seja, não espere por produções infantis. O objetivo é distrair as mães/pais.