Pais e filhos podem construir juntos instrumentos com canos de PVC

Por FABIANA FUTEMA
X

Pais e filhos podem aproveitar a oficina ‘música experiência’ para construírem juntos instrumentos sonoros com materiais alternativos. A oficina é ministrada pelo músico Luciano Sallum, do GEM (Grupo Experimental de Música), às 13h dos domingos de março no Sesc Pinheiros.

Entre os materiais usados estão tubos de PVC, bexigas, fita crepe e mangueira. Luciano disse que em oficinas de longa duração e público mais velho é possível ensinar a fazer instrumentos parecidos com um baixo.

Eu e meu filho de 3 anos participamos da oficina realizada no último domingo. O primeiro instrumento que construímos foi um bexigofone (com cano de PVC, mangueirinha, fita crepe e bexiga).  O bexigofone é um instrumento divertido de sopro.

Depois fizemos um beliscofone com cano de PVC, bexiga e fita crepe. Algumas crianças preferiam batucar a beliscar o instrumento.

Por fim, construímos outro instrumento com um tubo mais fino de PVC, cujo som parecia com o emitido pelo sopro numa garrafa.

Ao final, Luciano tentou  reger uma orquestra de instrumentos inusitados.  Nem todos conseguiram tirar som do último instrumento, mas foi muito divertido.

Havia mães, pais, avós, crianças e jovens serrando canos, colando fitas e assoprando instrumentos. Durou pouco mais de uma hora e não custou nada. Haverá outras oficinas nos dias 15, 22 e 29 de março. As inscrições são feitas na hora.