Bebês falam tão cedo como o do ‘vídeo hello’? Pediatra comenta

Por FABIANA FUTEMA

Muitos já devem ter se deliciado com o vídeo do bebezinho de apenas sete semanas que diz ‘hello’ após ser estimulado pela mãe.

O vídeo foi gravado por Toni McCann, 36, que ficava repetindo ‘hello’ para o bebê Cilian. A gravação já teve mais de 2 milhões de visualizações e mostra a criança tentando imitar a mãe com a boca até finalmente soltar um som parecido com ‘hello.’

Apesar de o vídeo ser mega fofo, não devemos esperar que bebês comecem a falar tão cedo. O pediatra Jorge Huberman diz que crianças costumam começar a balbuciar e combinar consoantes por volta dos 4 meses. Nessa fase é provável que ele verbalize palavras como ‘dadá’ ou ‘babá’.

“Os primeiros ‘mama/ã’ e ‘papá’ podem escapar aqui e ali, e embora certamente façam os pais se derreterem, não significa que o bebê já relacione direito as palavras às pessoas. Isso vem depois, quando ele estiver com quase 1 ano”, afirma o neonatologista.

Mas os pais podem desde cedo, como a mãe de Cilian, estimular a fala do bebê. Para isso,  Huberman orienta  os pais a dizerem sempre para a criança o que estão fazendo com ela e para ela.

“Deve-se falar de forma natural sem infantilizar a voz.  Pedir para  ajudar nas  ações como levantar os braços,esticar as pernas,etc. Cantar, colocar músicas para ouvir”, sugeriu ele.