Aproveite a Páscoa para dar lições de educação financeira aos filhos

Por FABIANA FUTEMA
Pais podem aproveitar Páscoa para ensinar educação financeira aos filhos (Imagem: Fotolia)
Pais podem aproveitar Páscoa para ensinar educação financeira aos filhos (Imagem: Fotolia)

 

A Páscoa está chegando e você está horrorizado com o preço dos ovos de Páscoa? Não é preciso fingir que não é tempo de trocar chocolates e evitar levar as crianças para shoppings e supermercados. A dica do professor de Economia da Uniasselvi, Fausto Curadi, é aproveitar a data para ensinar algumas lições de educação financeira aos filhos.

“É possível trabalhar sobre a diferença entre os conceitos ‘caro’ e ‘barato’, mostrando que um item que tem o valor baixo não é necessariamente barato”, afirma ele.

Outra dica tem relação com a poupança. Fausto diz que os pais podem mostrar aos filhos que um dia a dia próspero precisa de planejamento financeiro. “As pessoas não conquistam objetivos de um dia para o outro. São meses, semestres e anos de bons hábitos e bons negócios.”

Já o professor do curso de Psicologia da Unopar, Marcio Neman, diz que os pais podem aproveitar a data para ensinar os filhos a lidar com pequenas frustrações, como a de não ganhar o ovo desejado.

“O que afeta, realmente, não é o fato de existir a ausência do símbolo durante a comemoração, mas sim como os pais lidam com a questão do consumismo, com a gratificação pelas ações de esforço e cumprimento do papel de filho e, principalmente, como a família lida com a frustração da criança”, afirma ele.

Segundo Márcio, a ausência do ovo desejado não atrapalhará o desenvolvimento psicossocial da criança.

Ele diz que o importante é que os pais conversem com o filho sobre a situação financeira da família e expliquem que não é possível comprar o ovo mais caro. “Com afeto e esclarecimento, mesmo chateada com a situação, a criança entenderá a realidade que a cerca.”

X