Exposição interativa traz reflexão sobre o parto no país

Por FABIANA FUTEMA
X

A exposição interativa ‘Sentidos do Nascer’, aberta no começo do mês no Parque Municipal de Belo Horizonte (MG), apresenta aos visitantes uma oportunidade para refletir sobre a cultura de partos no país.

Uma das idealizadoras do projeto, a pediatra, epidemiologista e coordenadora da Comissão Perinatal e do Movimento BH Pelo Parto Normal Sônia Lansky, defende a necessidade de uma mudança cultural para acabar com a realização de cesáreas desnecessárias.

“Devemos mudar a forma como se nasce no Brasil. Sabemos que há efeitos graves para a saúde dos bebês, intervenções desnecessárias no corpo da mulher e no processo natural do parto, que deixam uma carga negativa para esse momento tão importante.”

Na última sexta-feira, a OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgou documento recomendando que as cesáreas sejam realizadas somente por recomendação médica.

Num dos ambientes da exposição, batizado de ‘gestação’, uma tela de televisão exibirá uma projeção 3D da imagem do visitante, que se verá grávido.

Na sequência, as pessoas entrarão no  ambiente “mercado do parto”, que faz uma crítica à forma de tratamento da gestação e do parto como um negócio.

O terceiro ambiente da exposição é a sala ‘controvérsias’, um espaço para o diálogo entre os sujeitos que costumam opinar e influenciar a decisão da mulher sobre a via de parto durante a gestação.

Um vídeo elaborado exclusivamente para a exposição coloca para conversar personagens que resumem a multiplicidade de pontos de vistas e argumentam contra ou a favor ao parto normal. Com linguagem simples e direta, simula o que os casais grávidos costumam ouvir durante a gestação.

Após o vídeo, o público segue para a experiência sensorial do ‘nascimento’. Nesse ambiente, os visitantes ouvirão sons de batimentos cardíacos e ruídos que reproduzem os barulhos internos que a criança ouve quando está no ventre da mãe. Os visitantes simularão a entrada no útero e passarão pelo canal de parto. Ao final, serão recebidos pela imagem de uma mulher de braços abertos.

‘Sentidos do Nascer’ pode ser vista até o dia 26 no Parque Municipal. Em seguida, segue para o Boulevard Shopping, onde ficará entre os dias 04 e 31 de maio.