Veja horários de ‘menor espera’ para ir ao PS infantil

Por FABIANA FUTEMA
Monitor mostra tempo de espera no Sabará (Arquivo Pessoal)
Monitor mostra tempo de espera no Sabará (Arquivo Pessoal)

 

Levar o filho doente ao pronto-socorro se transformou num exercício de muita paciência. Como o Maternar adiantou ontem, o avanço da dengue e dos casos de doenças respiratórias estão lotando os prontos-socorros pediátricos.

Em abril, um pai fotografou o tempo de espera de atendimento no hospital Sabará: mais de 8 horas. Na semana passada, liguei para o hospital para perguntar qual era o tempo de espera no PS: passava de 5 horas. Ontem à noite, quando o advogado George Gianetti levou seu filho ao Sabará, a espera passava de 5 horas.

Questionados sobre a longa espera, o Sabará informou que está havendo um ‘pico de procura’ no PS devido aos casos de dengue e doenças respiratórias.

Para evitar uma espera tão longa, o Sabará informa os dias e horários de maior demanda, que devem ser parecidos em outros hospitais. O hospital lembra que esse comportamento varia em momentos de pico de atendimento, entretanto.

Veja abaixo os horários de maior e menor movimento no Sabará:

0h00 até as 7h – movimento médio-baixo / período em que chegam mais casos graves
Das 7h às 10h – Período de menor movimento do dia
Das 10h às 16h – Observa-se o primeiro pico de movimento do dia
Das 16h às 19h- No final da tarde observa-se movimento moderado
Das 19h às 24h – Observa-se o maior pico de movimento do dia.

O São Luiz informa que a maior demanda nos PSs infantis ocorre de segunda e terça-feira, entre 10h e 15h e 19h e 22h.

PLANO DE CONTINGÊNCIA

Para enfrentar esse aumento da demanda, o Sabará diz que “implantou seu plano de contingência que se estenderá até junho”.

“Estamos operando com aumento da equipe de médicos e de triagem. Em relação à dengue, incluímos na triagem critérios de dengue grave com objetivo de agilizar a identificação de pacientes emergenciais e urgentes”, informa o Sabará.

O Hospital São Luiz informa que também registrou aumento de procura por atendimento nos prontos-socorros infantis das unidades Morumbi, Anália Franco  e Hospital da Criança nas últimas semanas devido à dengue e doenças sazonais. “Todas as unidades do São Luiz já implantaram, como em anos anteriores, plano de contingência para atender adequadamente todos seus pacientes.”

Segundo o Sabará, os casos emergenciais são atendidos de forma imediata e casos urgentes -aqueles em que o paciente corre maiores riscos de piora- são atendidos em 30 minutos em média.

“Já as crianças classificadas como de menor gravidade na escala de prioridade de atendimento podem enfrentar espera variável de acordo com volume de pacientes do pronto-socorro.”

O hospital informa aos pacientes assim que chegam sobre o tempo de espera a partir da abertura do cadastro. Dessa forma, um pai com muita pressa tem a chance de desistir e procurar outro hospital