Devemos seguir Deborah Secco e restringir visitas após dar à luz?

Por FABIANA FUTEMA
Atriz diz que não quer visitas até o terceiro mês (Crédito: instagram.com/dedesecco/)
Atriz diz que não quer visitas até o terceiro mês (Crédito: instagram.com/dedesecco/)

A atriz Deborah Secco, grávida da primeira filha, disse em entrevista que não quer receber visitas logo após dar à luz. Ela mesma admitiu que as pessoas estranham seu desejo de não liberar as visitas até a filha completar três meses.

Mas será que ela está errada? Os teóricos da exterogestação defendem que nos primeiros dias de vida seja priorizado o contato entre o bebê e sua mãe e pai. São essas pessoas que o bebê conhecia quando estava no útero. E fora da barriga, esse vínculo precisa ser reforçado com muito carinho, colo, conversa.

Mas não é por isso que a mãe precisa cortar relações com o mundo exterior.

“Não acho que devemos afastar nem proibir visitas na maternidade ou em casa. Devemos instruir e conscientizar as visitas”, diz ”, diz Thais Barrall, educadora pré-natal, doula e coordenadora do Programa Parto sem Medo.

E como fazer isso? “Não incentive que cada um pegue o bebê no colo, tire fotos, afaste o bebê de sua mãe. Desta forma, dá para receber visitas sem exageros e sem prejuízo para o primeiro contato forte entre a nova família.”

Além da questão do vínculo, tem também o fato de mãe e filho estarem se conhecendo. E para muitas mães, tudo ainda é novidade, é aprendizado. E pode ser melhor não estar cercada de mil e uma visitas para aprender melhor a amamentar. Saber se a criança está fazendo a pega corretamente é um desafio para algumas, acredite.

Mas pode ser também que você não se importe e goste muito de receber visitas e estar cercada de amigos. Depende de mãe para mãe.

Se você for do time que não curte muita gente e quer curtir os primeiros dias de maternidade com privacidade, avise os amigos e familiares. Não existe mais tempo para pudores desse tipo.

E o que seria a exterogestação? Seria o quarto trimestre de gestação _vivido pelo bebê já fora da barriga.

X