Mães europeias fazem campanha por amamentação em público

Por FABIANA FUTEMA

As cidades de São Paulo e Rio ganharam neste ano leis multando empresas que proibirem mães de amamentar em público. Apesar dos benefícios do aleitamento serem amplamente difundidos, ainda existem mães que não se sentem à vontade com a amamentação em público.

Para mostrar que amamentar é natural e tornar essa prática mais comum, uma mãe de Dresden lançou uma campanha na internet. O objetivo é fazer com que outras mães postem fotos amamentando em público com a hashtag ‘Mama Stillt’, nome do projeto lançado por Stephanie Karch.

A iniciativa surgiu depois que ela ficou sabendo de casos de mães que foram constrangidas por darem o peito em público para o filho. Uma delas, por exemplo, teria sido obrigada a descer de um ônibus em Hamburgo porque outros passageiros se incomodaram com a amamentação.

A página do projekt Mama Stillt tem mais de 3.800 seguidores e recebe colaborações de mães e fotógrafos principalmente da Alemanha, Suíça e Áustria.

Pesquisa realizada pela Lansinoh em 2014 com 13 mil mulheres de nove países mostrou que só só 12% das alemãs aprovam a cena de uma mãe amamentando em público uma criança de 2 anos. No Brasil, esse percentual era de 44%.

X