Foto de filha de Beckham usando chupeta abre debate sobre idade e criação

Por FABIANA FUTEMA
O ex-jogador e a filha Harper (Lucas Jackson/Reuters)
O ex-jogador e a filha Harper (Lucas Jackson/Reuters)

Casado com a ex-Spice Girl Victoria Beckham, o ex-jogador David Beckham está acostumado a ser clicado pelos paparazzi. Também fica à vontade em mostrar o corpo em anúncios de roupas íntimas masculinas.

Mas na semana passada o jogador ficou furioso depois do jornal ‘Daily Mail’ publicar uma foto dele ao lado da filha Harper, 4, na qual ela aparecia usando chupeta.

A reportagem alertava os pais Beckham e Victoria que o uso prolongado da chupeta poderia causa danos à dentição e fala da filha, entre outros problemas. Não foi a primeira vez que o jornal criticou o casal por deixa a menina usar chupeta. Em outubro, quando ela tinha 3 anos, outro texto reprovava o uso de chupeta.

Ele usou sua conta no Instagram para responder às críticas. “Todo mundo que tem um filho sabe que, quando eles não estão se sentindo bem ou com febre, você faz o possível para proporcionar conforto, o que, muitas vezes, pode significar dar uma chupeta”, escreveu Beckham.

Ele disse que ninguém tem o direito de criticar a criação que uma família dá a seu filho e que as pessoas devem pensar duas vezes antes de falar qualquer coisa sobre os filhos dos outros. “Por que as pessoas sentem que têm o direito de criticar?”

Especialistas em ortodontia e ortopedia funcional dos maxilares dizem que a chupeta deve ser usada no máximo até os 2 anos de idade.

Depois disso, segundo eles, há riscos de seu uso contribuir para problemas na dentição, fala, respiração, postura da língua, entre outros desvios.

“Se usada até os dois anos, as alterações ocasionadas podem ser revertidas naturalmente”, diz Fúlvia Capecce Urbani Ribas, mestra e especialista em ortodontia e ortopedia funcional dos maxilares.

Beckham se irritou com reportagem sobre filha usando chupeta (Reprodução/Instagram)
Beckham se irritou com reportagem sobre filha usando chupeta (Reprodução/Instagram)

VEJA DICAS PARA TIRAR A CHUPETA DO SEU FILHO

-Reduza uso aos poucos, tente estipular horários;

-Não tenha várias chupetas pela casa, não facilite o acesso a ela;

-Não deixe a chupeta pendurada num cordãozinho preso à roupa;

-Não deixe a criança controlar o tempo de uso, o adulto é que deve ter controle da situação;

-Tente negociar com a criança o abandono da chupeta;

-Elogie a criança quando ela estiver sem chupeta

X