Fotógrafa faz releitura de ‘O Pequeno Príncipe’ em dunas de Florianópolis

Por FABIANA FUTEMA
Ensaio com Arthur foi realizado em Florianópolis (Foto: Mari Merlim/Divulgação)
Ensaio com Arthur foi realizado em Florianópolis (Foto: Mari Merlim/Divulgação)

O clássico “O Pequeno Príncipe”, do francês Antoine de Saint-Exupéry, ganhou uma releitura brasileira em versão fotográfica. No trabalho da fotógrafa Mari Merlim 23, o príncipe é interpretado por Arthur Nunes, um menino negro.

O cenário escolhido para o ensaio foram as dunas de Florianópolis (SC).

“Há duas peculiaridades neste ensaio: a primeira é que o pequeno príncipe é uma criança negra, o que torna muito especial representarmos ele da forma mais brasileira para que todas as crianças possam se identificar! Além disso, fotografamos em Florianópolis, onde há indícios da passagem do próprio autor do livro pela região”, diz Mari.

X

A publicação do ensaio acontece no ano em que o livro caiu em domínio público. Isso significa que ele pode ser publicado por qualquer editora sem o pagamento dos direitos autorais (os direitos ficam protegidos por 70 anos).

Com isso, surgiram diversas versões e relançamentos da obra, publicada originalmente em 1943. Há até um pequeno príncipe ilustrado pela equipe do Mauricio de Souza _nessa versão, o príncipe é interpretado pelo Cebolinha.

Segundo reportagem da Folha, no primeiro semestre deste ano, 58 edições do livros, nacionais ou estrangeiras, foram comercializadas nas livrarias do Brasil. No mesmo período do ano passado, havia 37 versões disponíveis.

Além dos livros, os fãs do clássico podem conferir no cinema a versão da história dirigida por Mark Osborne.