Foto de militares americanas amamentando gera polêmica na internet

Por FABIANA FUTEMA
Militares americanas amamentando (Foto: Reprodução/Facebook/Tara Ruby Photography)
Militares americanas amamentando (Foto: Reprodução/Facebook/Tara Ruby Photography)

A fotógrafa Tara Ruby reuniu dez mulheres do Exército americano vestidas em seus uniformes militares em uma foto de amamentação coletiva. Seu objetivo era mostrar que aquelas mulheres podiam ser ‘mães e soldadas incríveis ao mesmo tempo’.

Tara disse ao Huffington Post que ela serviu à Força Aérea americana no final dos anos 90 e que naquela época não havia apoio às militares que queriam amamentar seus bebês.

Agora fotógrafa, ela descobriu que o batalhão do Exército For Bçiss, em El Paso (Texas) estava montando uma sala de amamentação para as mães militares. Para apoiar a iniciativa, ela resolveu fazer a foto das militares amamentando.

O que ela não esperava, segundo os jornais, era que a foto fosse viralizar na internet. Logo depois de publicar em seu perfil, a imagem foi compartilhada por centenas de pessoas. Só que a foto desapareceu de seu perfil, diz a fotógrafa. Mas Tara voltou a compartilhar a foto.

“Esta foto vai ajudar muitas outras jovens mães, jovens soldadas a se decidirem por suas famílias e também por suas carreiras”, escreveu ela.

A republicação da imagem tinha 22 mil compartilhamentos e 18 mil curtidas até a noite desta quarta.

Entre os vários sites que repercutiram o assunto, alguns chegaram a discutir se aquela imagem era apropriada. Outros questionaram o fato da imagem não mostrar nenhum peito, nenhuma pele, apenas roupa. Não é uma foto de amamentação explícita como estamos acostumados a ver em campanhas pelo aleitamento.