Fernanda Machado e o julgamento materno na internet

Por FABIANA FUTEMA
Bebê de Fernanda Machado (Foto: Reprodução/Instagram/Realfemachado)
Bebê de Fernanda Machado (Foto: Reprodução/Instagram/Realfemachado)

Você virou mãe e sente compulsão por compartilhar com toda a internet cada momento fofo do filhote? Cuidado, suas postagens podem ir parar no tribunal inquisidor das redes sociais.

Duas mães famosas passaram por essa tribuna. A atriz Fernanda Machado foi duramente criticada após publicar uma foto do filho Lucca dormindo de lado e com um cachorro descansando sob seus pés.

Na foto, o bebê aparece aninhado em uma almofada, mas os internautas acharam que era um protetor de berço _que pode trazer riscos à segurança do recém-nascido. Ela também foi criticada por deixar o menino dormir de lado, e não de barriga para cima _como recomendam os pediatras.

Irritada com tantos comentários, Fernanda fez um desabafo na internet. “Essa foto foi tirada durante uma soneca da tarde, após o mamá, na minha cama sob a minha supervisão o tempo todo, e ele estava de lado porque tinha acabado de mamar e isso ajuda a evitar o refluxo. Durante a noite e a maior parte das sonecas durante o dia, o Lucca dorme no berço dele, no escurinho, de barriga para cima, sem travesseiro, o berço dele não possuí protetor de berço, o que aliás é dificil de encontrar aqui para comprar.  Só vendem uns bem fininhos e o colchão dele agora é inclinado para evitar o refluxo. Aqui nos EUA são super preocupados com SIDS, o hospital em que o Lucca nasceu oferece palestra sobre o assunto, eu assisti quando estava grávida dele.”

Ela diz que “parece que sempre vão achar um jeito de criticar a mãe. “Estou impressionada como as pessoas julgam as mães, não importa se eu parei a minha vida só para cuidar do meu filho sem babá, se eu passei por 18 horas de um parto super difícil que no Brasil seria com certeza cesárea, se estou amamentando exclusivamente sem 1 gota de fórmula por 4 meses, parece que vão sempre achar um jeito de criticar uma mãe, as pessoas realmente não percebem que não existe ninguém nesse mundo mais preocupada com o meu filho do que eu!”

A apresentadora Fernanda Gentil também foi duramente criticada por publicar uma foto em seu perfil dando mamadeira para o filho. “Chorei, me julguei e repassei a gravidez inteira na minha cabeça tentando descobrir onde errei. O meu sofrimento durou até eu dar a primeira mamadeira. Foi quando descobri duas coisas: eles também olham no nosso olho e a mãozinha também segura o nosso dedo quando mamam na ‘dedêra'”.”

Houve críticas pelo fato dela, como figura pública, não ter feito uma defesa mais firme do aleitamento materno.

Quando engravida, a mulher se vê obrigada a tomar uma série de decisões em relação à maternidade. Parto normal ou cesárea? Amamenta exclusivamente ou complementa com leite artificial? Dorme no berço ou compartilha a cama? Essas são apenas três das perguntas que a futura mamãe irá escutar com certa frequência.

E para cada resposta ouvirá uma opinião diferente, dependendo do interlocutor. É preciso se informar para responder com propriedade a essas outras questões.

X