Dicas para aproveitar o Halloween ou Dia do Saci com as crianças

Por FABIANA FUTEMA

Bruxinhas, caveirinhas e fantasminhas. Chegamos àquela época do ano em que muitas crianças vão vestir essas fantasias para brincar o Halloween. Algumas  escolas vão até comemorar a data antecipadamente nesta sexta (30), véspera do Dia das Bruxas.

Se você mora em prédio é bem provável que as crianças de seus vizinhos se juntem em turmas para pedir doces aos vizinhos. Prepare a dispensa e a campainha!

Para os que querem brincar o Halloween fora de casa, o Maternar preparou uma seleção com dicas de passeio para as crianças.

Mas se você acha que o Dia das Bruxas é uma data muito americanizada, aproveite para brincar o Dia do Saci. Sim, há festa para todas as preferências.

DIA DO SACI

Espaço de Leitura do Parque da Água Branca vai comemorar o dia do Saci no com atividades no sábado (31) e domingo (1). João Acaiabe, o eterno Tio Barnabé do Sítio do Picapau Amarelo, contará como nascem os sacis às 15h dos dois dias. No sábado, às 16h, haverá ainda uma expedição em busca de sacis pelo parque.

Tio Barnabé conta sobre a origem do Saci no Espaço de Leitura (Divulgação)
Tio Barnabé conta sobre a origem do Saci no Espaço de Leitura (Divulgação)

TRAVESSURAS NO SHOPPING

Crianças inscritas previamente poderão participar da brincadeira ‘Doces ou Travessuras’ no próximo sábado (31) no Shopping Pátio Paulista, zona sul de SP. Acompanhados dos pais, elas percorrerão 3 ilhas temáticas e mais 10 pontos de parada  para superar um desafio e assim ganhar doces no fim. O cadastro pode ser feito pelo telefone (11)  3191-1142.

Até domingo (1º), crianças poderão participar de gincana de Halloween no Iguatemi Alphaville. Para participar, as crianças deverão fazer um cadastro e retirar sua sacola e passaporte com o roteiro da busca de doces e guloseimas. Após cumprir o roteiro, as crianças deverão trocar seus passaportes, que deverão totalizar 4 carimbos, por vouchers que dão direito a cortesias para brincadeiras no:Vila Animada, Magic Games e Candy Factory.

Na Livraria Saraiva, do shopping Pátio Higienópolis, a Cia Pé de Ouvido fará uma contação de história especial para o Dia das Bruxas. Serão histórias de arrepiar. Às 16h.

DIA DOS MORTOS NO MUSEU

O MIS, Museu da Imigração e Museu do Futebol terão programação especial neste fim de semana. No Museu da Imigração, o foco será o mexicano Dia de los Muertos, no dia 1º (domingo).  Com entrada gratuita, publico poderá vai se deparar com catrinas (típicas caveiras simpáticas). Acontece das 13h às 20h.

A exposição À meia-noite levarei sua alma, que homenageia o icônico personagem Zé do Caixão, abre a programação do MIS no dia 31. A inauguração, que acontece a partir das 12h, inclui performances assustadoras, caixas de surpresas, comidas e drinks temáticos. O Museu segue aberto no domingo, dia 1º de novembro, e segunda, dia 2 de novembro, feriado de Finados.

O Museu do Futebol promove a “Oficina de Máscaras – Dia das Bruxas”, feitas de sacolas de papel.

Dia de Los Muertos será tema no Museu da Imigração (Divulgação)
Dia de Los Muertos será tema no Museu da Imigração (Divulgação)

PEPPA PIG DE HALLOWEEN

A porquinha Peppa terá um episódio especial para o Dia das Bruxas: A Festa da Abóbora. O episódio poderá ser visto no canal Discovery Kids às 8h de sábado e nos horários alternativos: 15h, 18h e 22h. A Peppa também sugere brincadeiras para pais e filhos elaborarem juntos, como a lanterna de laranja.

peppa

ACAMPAMENTO NOTURNO

Crianças de 7 a 10 anos poderão participar do acampamento da noite do Dia das Bruxas do Mamusca, das 20h de sexta (30) e às 9h30 de sábado (31). Quem quiser participar deve ir fantasiado, levar saco de dormir, lençóis, cobertores e pijamas. Haverá monitores que organizarão brincadeiras com as crianças, como enigmas, histórias ao redor da fogueira, oficina de lanternas de vela, caça ao tesouro, além de um baile à fantasia. Custa R$ 160 (neste valor estão incluídos lanche da noite e café da manhã).

Noite das Bruxas do Mamusca (Divulgação)
Noite das Bruxas do Mamusca (Divulgação)