Fernanda Machado adere à campanha de aleitamento, mas diz respeitar mães com dificuldade para amamentar

Por FABIANA FUTEMA
Fernanda Machado chama leite materno de 'ouro líquido, sangue branco' (Foto: Reprodução/Instgram/@realfemachado)
Fernanda Machado chama leite materno de ‘ouro líquido, sangue branco’ (Foto: Reprodução/Instgram/@realfemachado)

A atriz Fernanda Machado publicou foto amamentando o filho nesta quinta-feira com a hashtag #pobrefazendopobrice. A hashtag mostra seu apoio à campanha de várias mães na internet em defesa da amamentação após uma estudante de Campinas (SP) dizer que dar de mamar em público era coisa de pobre.

“A minha maior riqueza é poder alimentar meu filho com leite materno, também conhecido como ouro líquido, sangue branco, de tão precioso que é! Somos todos mamíferos!”, escreveu a atriz.

Horas depois ela publicou outra mensagem relatando que sua foto havia entristecido uma de suas seguidoras no Instagram.  “Ela achava que o fato de estar sempre falando do assunto dava impressão de que eu acredito que só é mãe de verdade quem amamenta e que ela se sentia ofendida e até deprimida ao ver minhas fotos e ler meus textos, pois não é toda mãe que tem o privilégio de amamentar, que como ela existem muitas outras que tiveram por vários motivos que oferecer fórmula para os seus filhos.”

Como resposta, Fernanda disse que tem respeito e admiração por todas essas mães que também não conseguiram amamentar seus filhos. “Eu não tenho dúvidas de que o amor de mãe é o maior que existe, independentemente de o leite ser materno ou não, do parto ser normal ou cesárea, ninguém é menos mãe por isso.”

E ela revelou que também para ela é difícil manter a amamentação exclusiva. “Há 4 meses e meio sigo na batalha diária para amamentar exclusivamente, e estou sentindo na pele como não é fácil, e por isso mesmo me sentia na obrigação de dividir e compartilhar as informações e orientações que estão sendo fundamentais para que eu siga amamentando. Nunca quis com meus posts entristecer uma mãe que por algum motivo não pôde amamentar, meu desejo é tentar ajudar mães a seguirem amamentando, e toda vez que vejo que contribuí de alguma maneira pra isso meu coração se enche de alegria!!!”

Nesse post, Fernanda colocou a imagem de uma troca de mensagens entre ela e uma de suas seguidoras sobre amamentação. Na mensagem, ela agradece a dica de uma leitora sobre comer mais aveia.

No Brasil, a duração média do período de aleitamento materno exclusivo é de 54 dias, segundo a Pesquisa de Prevalência de Aleitamento Materno, de 2008.

Troca de mensagens entre a atriz e uma de suas leitoras (Reprodução/Instagram/@realfemachado)
Troca de mensagens entre a atriz e uma de suas leitoras (Reprodução/Instagram/@realfemachado)