Bloquinhos infantis mesclam marchinhas com Galinha Pintadinha e MPB; veja onde curtir

Por FABIANA FUTEMA
Crianças de divertem no bloco 'Mamãe Eu Quero' de 2015 (Zanone Fraissat/Folhapress)
Crianças de divertem no bloco ‘Mamãe Eu Quero’ de 2015 (Zanone Fraissat/Folhapress)

Você quer brincar o Carnaval de rua, mas não tem com quem deixar o filho? Ou gostaria de levá-lo, mas teme que a muvuca atrapalhe? Seus problemas acabaram.

É só pegar carona em um dos vários bloquinhos de Carnaval voltados exclusivamente para o público infantil. Não que os blocos ‘adultos’ sejam perigosos, mas as versões infantis oferecem uma sensação de segurança maior aos pais que estreiam com o filho no Carnaval.

Helen Henrique, uma das criadoras do  ‘Mamãe Eu Quero’, diz que o bloco infantil surgiu da necessidade de conciliar Carnaval com segurança para as crianças.  “A ideia era ter um espaço onde as crianças pudessem curtir com segurança, mas sem o apelo da cerveja e sexo.”

Formado por 40 pessoas, que se fantasiam de super-heróis, princesas e animais falantes, os integrantes do bloco costumam levar os filhos para os ensaios e apresentações. “Muitos já têm filhos e o legal é que a criançada participa. É uma maneira de pais e filhos se divertirem juntos”, diz Helen.

O ‘Mamãe Eu Quero’ toca cantigas de roda, músicas infantis, samba, MPB. “Música pop que converse com o universo da criançada”, afirma Helen. Sucesso garantido entre os menorzinhos são aquelas que integram os CDs da Galinha Pintadinha, como Lava a Mão, Alecrim Dourado e Escravos de Jó

Liderado pelo mestre Carlos Sant’Anna, mais conhecido como “Negão da Serrinha”, o Bloquinho mestra marchinhas tradicionais de carnaval com canções de MPB, rock nacional e músicas infantis.

Entre os hits das apresentações estão Samba Lelê (cantiga de roda),  País Tropical (Jorge Ben Jor), Não Quero Dinheiro (Tim Maia), A História de uma Gata (Saltimbancos), e Esperando na Janela (Gilberto Gil) e Sonífera Ilha ( Titãs).

Neste ano, o tema do Bloquinho é brincar, para ressaltar a importância de aproveitar esses momentos da vida das crianças.

VEJA ROTEIRO DE BLOQUINHOS PARA CRIANÇAS

 

23 DE JANEIRO

Bloquinho, a partir das 9h

praça Horácio Sabino, na Vila Madalena

30 DE JANEIRO

Bloco Mamãe Eu Quero, a partir das 9h

Praça Irmãs Karmann, Perdizes

31 DE JANEIRO

Bloquinho Carnavalesco Tindôtetê

Concentração às 13h na rua Major Sertório, centro de São Paulo.

X