Depois de ouvir que não fazia nada, mãe russa mostra rotina da licença-maternidade em ensaio

Por FABIANA FUTEMA
Quando a palavra privacidade some de seu dicionário (Yuliya Skorobogatova/Reprodução)
Quando a palavra privacidade some de seu dicionário (Yuliya Skorobogatova/Reprodução)

Depois de ouvir de um amigo que não fazia nada, afinal passa o dia todo só cuidando da filha, a fotógrafa russa Yuliya Skorobogatova fez um ensaio para registrar a deliciosa rotina da  licença maternidade. As fotos, com legendas bem humoradas, foram publicadas no site da Bored Panda.

“Eu não tenho que acordar às 5h da manhã e ir para o outro lado de Moscou em um trem apertado como lata de sardinha, não tenho que lidar com tarefas de escritório nem cumprir ordens de chefe. Sim, eu fico em casa e não faço nada. Que prazer!”, escreveu ela.

Yuliya, que mora em Moscou com o marido e duas filhas, também é estudante de fotografia. Como ela não tinha tempo para fazer um ensaio para a conclusão do curso, seu professor sugeriu que ela registrasse sua rotina de mãe com selfies.

“Eu queria mostrar as mulheres que querem dar à luz a realidade que as espera , e dizer para outras mães que elas não estão sozinhas”, disse ela para a ‘Cosmopolitan”.

No ensaio, Yuliya mostra que a bebê Vasilisa a acompanha em todas as tarefas do dia, inclusive na hora do xixi ou do banho.

Com cara de tédio, ela ironiza as mães sabichonas dos parquinhos infantis. Mas também revela a cansativa rotina de cozinhar com a filha ao seu lado ou ter de jantar em pé. Por fim, ela termina o dia exausta enquanto a filha ainda está com a corda toda.

No post, ela revela o sentimento de tédio que essa rotina causa. “Os meus dias parecem todos iguais. Só descubro que o fim de semana chegou pois passo a ver meu marido durante o dia, e não somente na hora de acordar e dormir.”

E você, também se sente assim? Fica indignada por alguém achar que uma mulher não faz nada só por não trabalhar fora de casa? Mesmo as mães que fazem home office podem ser cobradas a fazer mais pela casa.

Veja as fotos de Yuliya e identifique-se com uma parte da rotina dela:

X