Visitantes do Butantan poderão participar de uma escavação arqueológica

Por FABIANA FUTEMA
Brinque de escavação arqueológica no Butantan (Foto: Camilla Carvalho/ Instituto Butantan)
Brinque de escavação arqueológica no Butantan (Foto: Camilla Carvalho/ Instituto Butantan)

Visitantes do Instituto Butantan poderão participar de uma simulação de escavação arqueológica neste fim de semana. A atividade acontece no sábado (21) e domingo (22), no Centro de Difusão Científica do Instituto, das 14h às 16h.

No museu Biológico haverá a atividade “Cores Animais!”, em que os interessados em animais e conservação da biodiversidade poderão criar origamis, pinturas e pequenas esculturas com massa de modelar. Acontece das 14h às 16h.

Como parte da programação especial da 14ª Semana Nacional dos Museus, o Museu de Saúde Pública Emílio Ribas realiza no sábado uma caminhada pelo bairro Bom Retiro, no centro da cidade. O trajeto começa na estação da Luz, às 9h30, e vai até o museu (rua Tenente Pena, 100).

Os museus Histórico, Biológico e de Microbiologia ficam no parque do Instituto Butantan, na avenida Vital Brasil, 1.500, zona oeste.

Veja programação especial que acontece nos museus até domingo:

PINACOTECA

Haverá visitas à exposição “Paisagem nas Américas: Pinturas da Terra do Fogo ao Ártico” nos dias 20 e 21,​ das 16h30 às 17h45. Haverá  contação de histórias em libras na exposição “Arte no Brasil: uma história da Pinacoteca de São Paulo”, no dia 21,​ das 14h às 15h.

Nos dias 21 e 22, das 11h às 15h,​ a Estação Pinacoteca fará  mais uma edição do “JogaJunto”, que permite o empréstimo de jogos desenvolvidos a fim de favorecer a interação entre os visitantes e de estimular um olhar atento, curioso e divertido sobre as obras em exposição.

CATAVENTO

Haverá diversas atividades focadas na exposição de fotos “Rios de SP: A Cultura dos rios e suas transformações”, das 11h30 às 15h, com projeções de imagens que retratam os principais rios de São Paulo, desde o século 19.

MUSEU DO FUTEBOL

Público poderá participar da visita mediada ao Museu e ao Estádio do Pacaembu, nos dias 21 e 22, das 11h às 12h30.  O ponto de encontro será o portão principal do estádio, ao lado da entrada do museu.

MUSEU AFRO BRASIL

Visita temática à exposição de longa duração do Museu Afro Brasil no dia 21, às 13h30. Em seguida, o público será convidado a conhecer o processo construtivo de pau-a-pique, por meio da construção de pequenas casas, utilizando papelão, caixa, argila, palha, folhas e gravetos. A oficina tem aproximadamente 3 horas de duração, com limite de vagas e é necessária inscrição prévia.

MUSEU DA IMIGRAÇÃO

Roda de conversa sobre Paisagem Cultural, no dia 20, às 16h, com Marília Bonas, diretora do Museu da Imigração e o mestre em história, Bruno Bortoloto Do Carmo, do Museu do Café, além de integrantes da Casa do Povo (instituição cultural do bairro Bom Retiro). O público também poderá participar da expedição fotográfica pelo bairro da Liberdade com João Kulcsár, no dia 21, das 9h às 15h. Os interessados devem estar no metrô Liberdade, munidos de câmera ou celular, a partir das 9h. Em seguida, das 13h às 15h, o grupo se reúne no Museu da Imigração para discutir sobre as fotos e o tema.