Mãe posta foto de filhos brincando de parto e rebate críticas: ‘Eles sabem como bebês nascem’

Por FABIANA FUTEMA
Malu e Leo brincam de parto com boneca (Foto: Gabriela Prado/Reprodução/Facebook)
Malu e Leo brincam de parto com boneca (Foto: Gabriela Prado/Reprodução/Facebook)

A doula Gabriela Prado, 32, recebeu críticas e ameaças por uma foto postada em 2015 em seu perfil no Facebook. Na imagem, seus filhos Malu, 7 anos, e Leo, de 5, usam uma boneca para brincar de parto.

Nada mais natural, afinal Gabriela é doula e esse é seu trabalho: dar apoio emocional e físico para mulheres durante todo o trabalho de parto. Que filho não gosta de brincar imitando o pai ou a mãe?

O problema é que algumas pessoas enxergaram uma conotação sexual na foto, que simula um parto normal, ou seja, por via vaginal.

“Recebi várias mensagens inbox de pessoas dizendo pra depois eu não reclamar se minha filha ficasse grávida com 12 anos. Outras ameaçavam me denunciar para o Conselho Tutelar. Uma página que fala mal das doulas compartilhou a foto e questionou o que o proctologista ensinaria ao filho. Mensagens que criticavam a foto como se eu tivesse mostrado algo explícito, nudez ou contendo sexualidade”, afirma Gabriela ao Maternar.

Gabriela rebateu as críticas e diz que na casa dela os filhos sabem como os bebês nascem. “A ideia é de passar informação. Meus filhos sabem que bebê nasce pela vagina e isso é natural. Sabem que meninas têm vagina e meninos têm pênis, não é uma questão lá em casa.”

A brincadeira das crianças começou, segundo ela, depois de ela chegar em casa após um dia de trabalho com seu material, que incluía uma banqueta. “Eles ficaram encantados e brincando. E quando entenderam para quê servia a banqueta, montaram aquela cena.”

Os meninos também estão acostumados com o material didático e vídeos de parto que abordam o nascimento.

No sábado, Gabriela republicou a foto, mas agora com uma mensagem aos críticos:

Essa foto dos meus filhos está correndo a internet e quando a deixei pública sabia que isso poderia acontecer. 
Faz parte da educação ensinar às crianças como se nasce e desde sempre conto aos meus filhos como eles nasceram. 
Diferente de algumas críticas não tem nada de nudez ou obscenidade nessa foto. 
Meus filhos sabem muito bem que bebês nascem pela vagina ( 😱😱😒) que dói, mas que faz parte da vida. E brincando eles elaboram todas essas informações do jeitinho deles. 
Fico feliz que nossa foto esteja por aí, mesmo que recebendo críticas. Vamos pensar sobre a educação que damos aos nossos filhos no país das cesáreas?

E convocou outras mulheres a postarem fotos de seus filhos brincando de parto com a hashtag #ChegaDeCulturaCesarista