Mauricio de Sousa quer vender livros com a mesma força que distribui gibis

Por FABIANA FUTEMA
Mauricio de Sousa na Bienal do Rio (Divulgação)
Mauricio de Sousa na Bienal do Rio (Divulgação)

Aos 80 anos, o escritor e ilustrador Mauricio de Sousa tem planos para aumentar a venda de livros da Turma da Mônica. Suas metas são ambiciosas. Ele quer que a venda de livros atinja o mesmo patamar da de gibis dentro de cinco anos.

A Mauricio de Sousa Produções (MSP) vende cerca de  2 milhões de gibis por mês. Em cinco anos, foram vendidos 5,5 milhões de livros.

Para alcançar a meta, a MSP vem atuando em várias frentes. Uma delas é a participação na Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Na edição de 2016, a Mauricio de Sousa terá uma área temática de 500 m². É quase o triplo do estande montado na Bienal de 2014.

Dentre do espaço Mauricio de Sousa haverá um parque em que as crianças poderão brincar no famoso escorregador de rolinhos _como aquele que havia no antigo parque do shopping Eldorado_, parede de escalada, teatro de fantoches e oficinas de pintura.

Outro destaque é que os visitantes poderão produzir livros personalizados. Dessa forma, será possível ter um livro da Turma da Mônica e seu filho. As características do personagem, como cabelo, tom de pele de roupa, serão definidas pelo visitante. O preço do livro personalizado é de R$ 39,90 e deve ficar pronto poucos minutos depois de ser encomendado.

Quem não quiser o livro, poderá imprimir gratuitamente um cartaz com o avatar do personagem que criou.

O espaço abrigará ainda a ‘Exposição Mauricio 80’, com os melhores momentos da vida do ilustrador.

Os visitantes também poderão conferir de perto a produção ao vivo de histórias em quadrinhos. É que artistas do estúdio estarão trabalhando em uma área do espaço.

Como na Bienal de 2014 houve muita fila em frente ao estande, a entrada do espaço é composta por painéis tematizados na entrada. Dessa forma, o público poderá pintar e brincar com esses painéis enquanto espera para entrar na área de brincadeiras.

A Bienal ocorre entre 26 de agosto e 4 de setembro de 2016, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, zona norte de São Paulo.

Entre os lançamentos da MSP na Bienal há livros com temáticas religiosas, como “Magali Em Outras Vidas”, um romance que fala das vidas passadas da personagem. Outro lançamento é “A Cozinha Caipira do Chico Bento”, com receitas da cultura gastronômica do interior do país. Terá também “Memórias do Mauricio”, com histórias ilustradas em quadrinhos por artistas convidados da época em que o escritor era repórter policial.

X