Campanha arrecada frascos de vidro para bancos de leite humano

Por FABIANA FUTEMA
A mamada do bebê Gael/Foto: Lela Beltrao/Coletivo Buriti de Fotografia
A mamada do bebê Gael/Foto: Lela Beltrao/Coletivo Buriti de Fotografia

 

O Imed (Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento), organização social sem fins lucrativos, lançou nesta semana a campanha ‘Precisa-se de um frasco de vidro’. O objetivo é arrecadar potes de vidro para serem doados a dois bancos de leite humano, um de São Paulo e outro de Manaus.

Neste ano, a Semana Mundial de Amamentação acontece de 1 a 7 de agosto. O tema deste ano mostra que a amamentação ajuda a cumprir as metas da ONU para o desenvolvimento sustentável.

O leite materno doado por mulheres em fase de amamentação para bancos de leite ajuda a salvar a vida de bebês prematuros.

“O prematuro precisa muito do leite materno. Nem sempre a mãe está em condições de amamentar, seja porque o leite ainda não desceu ou devido a um parto difícil, e muitas vezes os bebês não podem ser alimentados diretamente, caso dos que ficam internados na UTI neonatal”, afirma Sonia Cristina de Souza, enfermeira do banco de leite humano do Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros.

Serão aceitos somente frascos de vidro, com tampa de plástico rosqueável e capacidade para armazenar entre 200 e 500 ml. As doações podem ser feitas até o dia 8 de agosto.

“Realizando esta campanha de doação de frascos estamos incentivando a amamentação”, disse a líder do GTH (Grupo de Trabalho Humanizado) do Pronto Socorro Delphina Rinaldi Abdel Aziz, Cássia Kellen.

Veja endereços de coleta dos frascos dessa campanha:

– Sede do Imed em São Paulo – Rua Itapeva, 202, 3º andar – Bela Vista, São Paulo

– Recepções do PS Delphina Aziz – Avenida Torquato Tapajós, s/n – Colônia Terra Nova, Manaus

– Escritório do Imed – Av. Djalma Batista, 3.000, sala 37 – Manaus