Mulheres precisam se redescobrir após a maternidade, diz psicóloga e coach de mães

Por FABIANA FUTEMA
Foto de Danielle já foi compartilhada mais de 22 mil vezes (Reprodução/Facebook/Danielle Haines)
Foto de Danielle, que relatou solidão e tristeza após o parto já foi compartilhada mais de 22 mil vezes (Reprodução/Facebook/Danielle Haines)

Algumas mulheres sentem-se confusas e sozinhas após a maternidade. Elas estão aprendendo a assumir o papel de mãe e sentem-se perdidas quanto às figuras exercidas até aquele momento, como as de filha, mulher e profissional.

Cheias de dúvidas e angústias, muitas dessas mães estão recorrendo a psicólogas e coachs para se redescobrirem após a maternidade. Não que elas não tenham amigas para conversar e desabafar, mas sentem que estão em momentos diferentes e que seus problemas podem não interessar a outras pessoas.

“Percebo que muitas mães se sentem perdidas com tantas mudanças. Embora as sintam, não conseguem discernir o que está acontecendo de fato, gerando uma série de dúvidas e conflitos internos como a perda de identidade e dos demais papeis que ela exerce na sociedade, sobretudo, em família”, diz a psicóloga e coach Bianca Amorim.

Segundo ela, essa mãe precisa entender o que mudou na sua vida com a chegada do bebê. “Descobrir o que continua a fazer sentido e que agora não faz mais, quais foram as mudanças de valores que ocorreram e estão ocorrendo ao longo deste processo, pois, tudo isso impactará nas suas decisões futuras”, afirma.

O primeiro passo para se redescobrir após a maternidade é o autoconhecimento. “É importante que essa mulher se conheça melhor e aceite estas mudanças para que viva a maternidade de forma mais segura”, diz Bianca.

Para orientar mulheres que passam por esse momento de dúvida, a coach organizou o  1º Workshop Renascendo após a Maternidade, totalmente online e gratuito, que acontecerá de 26 de setembro a 10 de outubro.

O objetivo do worshoph, segundo ela é ajudar as mulheres a encontrar respostas para as dúvidas e culpas mais comuns do universo materno como, “quem sou eu após a maternidade?” e “volto ou não ao trabalho?”.

“É a partir do autoconhecimento que ela vai entender todas as modificações e transformações que a maternidade lhe trouxe, compreender o que realmente lhe faz sentido. O que ela deseja retomar em termos de papéis sociais, quando ela irá retomá-los. São decisões sem regras e que permitem que cada uma as execute de forma muito individual e particular, cada uma tem o seu momento”, diz a coach.

Uma das principais dúvidas que as mães levam para a psicóloga é se é possível ter vida própria e individualidade após a chegada dos filhos. “É possível, mas para isso é preciso este autoconhecimento, ter uma rede de apoio e se colocar em ação. Toda mulher precisa de uma rede de apoio para que ela consiga ter seus momentos de individualidade e isso fará um bem enorme para si e para o seu filho”, afirma Bianca.

Informações e inscrições sobre o workshop podem ser obtidas aqui.