Peça no parque e contação de história em libras; veja passeios para o fim de semana com as crianças

Por FABIANA FUTEMA

A casa está cheia de criança e a grana está curta? Isso não é motivo para não levá-los para passear.

Veja abaixo seleção de programas infantis para curtir com a criançada gastando muito pouco _alguns são gratuitos.

Filhotes do Brasil
Espetáculo mostra diferentes facetas das relações entre pais e seus filhotes. Ambientada na Floresta Amazônica, a peça envolve uma família indígena, cujo chefe conta aos pequenos índios diversas lendas e contos sobre animais. Uma das curiosidades sobre o espetáculo é que a construção dos bonecos foi toda feita de material orgânico, com cabaças, peneiras, buchas vegetais, entre outros materiais. Peça faz parte do BuZum! nos Parques, que leva o espetáculo a parques de todas as regiões da capital paulista. Neste fim de semana, espetáculo será apresentado no no Instituto Butantã no sábado, e parque do Carmo, no domingo.
Onde: Instituto Butantan (Av. Vital Brasil, 1500 – Butantã) e Parque do Carmo (Av. Afonso Sampaio Souza). Horários: 10h, 11h, 12h, 14h, 15h e 16h. Grátis

Peça Filhotes do Brasil, da Cia BuZum! (Foto: Milene Milan)
Peça Filhotes do Brasil, da Cia BuZum! (Foto: Milene Milan)

Fim de semana em Família
Nesses sábado e domingo, às 16h, o Itaú Cultural mostra 13 animações infanto-juvenis, somente de produções, em mais uma edição do Cine Curtinhas. Às 14h, as integrantes do Mãos de Fada apresentam ao público ouvinte e surdo uma contação de histórias narrada simultaneamente em Libras. A partir das 13h30, a família pode se divertir com o Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca, que permite que as crianças troquem uma obra infanto-juvenil – como livro, gibi e DVD.
Onde: Itaú Cultural (Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô); grátis.

Contação de histórias em Libras
Para celebrar o setembro azul, mês da cultura surda, o Grupo êBA!, de contação de histórias bilíngue (português e Libras), apresenta o espetáculo Contos de Brincar no dia 25 na Casa das Rosas. Formado em 2012, o grupo estuda a cultura popular da infância e a cultura surda. A tarde de atividades estará repleta de histórias e brincadeiras, feitas a partir de gestos e ritmos corporais, vibrações e recursos visuais, para aqueles que ouvem e não ouvem.
Onde: Casa das Rosas (avenida Paulista, 37 – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô); duando: domingo, 25 de setembro, às 15h. Grátis

Grupo êBA faz contação em Libras (Divulgação)
Grupo êBA faz contação em Libras (Divulgação)

Maratona Infantil MIS – Especial Vila Sésamo
No dia 25, das 10h à 16h, o MIS (Museu da Imagem e do Som) promoverá a Maratona Infantil MIS| Especial Sésamo, em São Paulo. Durante o evento gratuito, a equipe de profissionais do Jacques Janine fará maquiagens artísticas nas crianças. Outro destaque da Maratona Infantil|Especial Sésamo é a exibição de episódios inéditos da nova série em animação O Desafio do Elmo, que estreia no dia 26 de setembro na TV Cultura e na TV Brasil.
Onde: Av. Europa, 158 – Jardim Europa; grátis

Festival Internacional Paidéia de Teatro
Festival acontece de 23 a 27 de setembro, sexta a terça-feira, com montagens de companhias da Alemanha, Argentina, Brasil, Dinamarca, Suíça e Turquia. Também haverá Mesas de Reflexão para debater temas como limiar das idades no teatro e questões vivenciadas pelas crianças em suas culturas, além de oficinas com especialistas.
Endereços: Cia Paidéia(Rua Darwin, 153 – Jardim Santo Amaro) e Sesc Campo Limpo(Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120 – Campo Limpo); Ingressos: grátis no Sesc e de R$ 12 a R$ 25 na Cia Paidéia (peças).