Em nova série infantil, personagens e cenários são feitos de papel

Por FABIANA FUTEMA
Cena a série Porto Papel (Divulgação)
Cena a série Porto Papel (Divulgação)

A série infantil Porto Papel estreia neste dia 26, às 20h30, no canal Gloob. A animação mostra as aventuras vividas pela menina Matilde, de 12 anos, que vai passar as férias na casa do avô Barbacrespa, que mora na cidade de Porto Papel.

Pela primeira vez, uma produção infantil mistura stop motion de paper toys com animação 2D. Batizada pelos produtores como “paper motion”, a técnica usada para criar a série consiste na construção à mão, totalmente em papel, dos personagens, cenários e objetos.

Este material recebe um esqueleto interno de aço, o que lhes dá mobilidade, enquanto a animação em 2D trabalha as expressões faciais e, principalmente, movimenta personagens durantes os diálogos.

“Além de uma técnica inovadora e uma estética super colorida e atraente, os personagens são carismáticos e o roteiro é hilário”, diz Paula Taborda dos Guaranys, gerente de conteúdo e programação do Gloob.

Porto Papel é coprodução do canal com a Zumbástico Studios, CNTV e TVN, do Chile; Señal TV, da Colômbia; e PakaPaka, canal infantil da Argentina. Já foi premiada no Chile e Alemanha.