Que tal doar um brinquedo em vez de comprar mais um para seu filho?

Por FABIANA FUTEMA
Crianças do Colégio Marista doam brinquedos para campanha (Divulgação)
Crianças do Colégio Marista doam brinquedos para campanha (Divulgação)

Os intervalos dos programas dos canais infantis despejam uma infinidade de propagandas que incentivam a compra de brinquedos neste Dia das Crianças. Chega a ser irritante! Mesmo nas casas em que os pais não têm a tradição de presentear nesta data fica quase impossível evitar que a mensagem consumista chegue até as crianças.

Não seria melhor se em vez de comprar mais um brinquedo, que vai entulhar a sua casa, a gente pudesse doar algum para uma criança que não tem?

Algumas organizações lançaram campanhas de doação de brinquedos. Esse é o caso da Gol e do Colégio Marista Glória.

A Gol realiza de 1 a 7 de outubro a campanha “Esqueci na Gol”, que tem o objetivo de presentear crianças carentes atendidas pelo programa de voluntariado da empresa.

Para participar, os passageiros que voarem pela companhia nesse período só precisam deixar um brinquedo em bom estado no avião. Os brinquedos serão recolhidos pelos comissários e guardados. Quem quiser, pode deixar uma mensagem com o presente.

O Colégio Marista Glória, localizado no Cambuci, arrecadará brinquedos até o dia 5 de outubro. A escola pede que sejam doados brinquedos em bom estado.

As doações passarão por um ateliê e depois serão encaminhados para crianças de até 11 anos das instituições parceiras do colégio.

Imagino que outras tantas campanhas de arrecadação de brinquedos estejam acontecendo, não é preciso participar destas duas especificamente.

Doar ajuda a ensinar seu filho sobre a necessidade de ajudar quem precisa e a se desprender de seus pequenos bens.

Se você não quiser doar, também pode participar de uma feira de troca de brinquedos. O Instituto Alana, por exemplo, realiza várias.

O objetivo não é condenar quem está disposto a abrir a carteira para comprar um presente para o filho em outubro, batizado de mês das crianças. Mas refletir um pouco sobre a necessidade de fazer essa compra, ainda mais neste momento de crise que o país atravessa.

Vale lembrar que brincar independe de ter brinquedo. Para criança, tudo pode ser usado como brinquedo _como as tampas de panela que ajudam a fazer uma batucada.

Campanha da Gol (Divulgação)
Campanha da Gol (Divulgação)

 

X