Parteira defende banho de chuveiro em recém-nascido, como o que Bela Gil dá no filho

Por FABIANA FUTEMA
Bela Gil dá banho no filho Nino (Reprodução/Instagram)
Bela Gil dá banho no filho Nino (Reprodução/Instagram)

A apresentadora e chef de cozinha Bela Gil publicou foto em seu Instagram na qual aparece tomando banho de chuveiro com Nino, seu bebê de quatro meses. Como quase tudo que Bela faz, a imagem causou polêmica.

“Sempre tomamos banho juntos, é um chamego delicioso”, escreveu ela na foto publicada.

As pessoas estranharam a imagem porque não estão acostumadas a ver bebês tomando banho de chuveiro. A referência mais comum que se tem é o banho de banheira. Recentemente, começou a se falar dos benefícios do banho de balde para os recém-nascidos.

Mas a prática do banho de chuveiro é bem comum. No livro “Nasceu, e agora?”, publicado pela editora Agir, a parteira francesa radicada no Brasil Stéphane Sapin-Lignières defende esse método.

“A experiência com bebês me mostrou que não há banho melhor do que o de chuveiro, mesmo para os recém-nascidos. Eles adoram sentir a água caindo pelo corpo”, escreveu ela.

Stéphane prega ainda que a hora do banho seja transformada em um momento entre pai e filho.

“Se o pai for estimulado a dar o banho, um vínculo importante é criado entre os dois que vai se refletir numa relação mais próxima e participativa. Minha sugestão é transformar essa tarefas em um momento especial entre pai e filho, já que por causa da amamentação, o bebê passará naturalmente mais tempo com a mãe.”

No livro, a parteira diz que o primeiro banho não deve ser dado antes das primeiras 24 horas de vida do bebê, pois ele nasce com a vérnix caseoso _substância gordurosa esbranquiçada_ cuja função é ajudar a pele a se adaptar do ambiente líquido do útero ao meio externo.

Não se deve usar sabão no primeiro banho, diz a parteira. “Somente água morna não consegue retirar a vérnix, que para muita gente parece sujeira. Quando se usa sabão, em apenas três dias a pele do recém-nascido começa a descascar”, escreveu ela.

Sobre o medo que os pais têm de molhar o ouvido do bebê, Stéphane dá uma tranquilizada. “É preciso lembrar que o ouvido é uma espiral torta, naturalmente protegida contra a entrada de água.”

Em seu programa de ontem no YouTube, Bela Gil falou sobre cuidados com o recém-nascido e deu uma dica para levar o bebê para o chuveiro.

“Nunca senti o perigo dele escorregar. Entro no banho sozinha e depois meu marido ou a babá me dão ele e dou banho. A gente sai junto do banho”, disse Bela Gil.

X
” caption=”” image=””][/galeria]