Minecraft lidera audiência infantil no YouTube, mas vídeos de desempacotar brinquedo são os que mais crescem

Por FABIANA FUTEMA
Criança joga Minecraft (Foto: Luiz Carlos Murauskas/Folhapress)
Criança joga Minecraft (Folhapress)

Canais relacionados ao jogo Minecraft lideram a audiência entre o público de zero a 12 anos no YouTube. Isso é o que mostra a pesquisa famílias e tecnologia, divulgada nesta quinta-feira pelo ESPM Media Lab.

Das 50 bilhões de visualizações obtidas por 230 canais dirigidos para o público dessa faixa etária, 20 bilhões correspondem à audiência dos vídeos sobre Minecraft.

Em seguida, aparecem os canais de youtubers teens e os dos youtubers mirins, em terceiro.

“O poder de influência e de engajamento desses youtubers é grande e a criança desta geração não diferencia o que é on-line de off-line. O youtuber parece muito próximo para ela”, diz por Luciana Corrêa, coordenadora do estudo.

Os canais da categoria unboxing _que mostram pessoas abrindo caixas de brinquedos_ são os que mais cresceram em relação à pesquisa anterior, divulgada em novembro de 2015. Tiveram uma alta de 975%.

“O unboxing é um fenômeno que impressiona no YouTube. As narrativas se assemelham a do ato que a maioria das crianças gosta: brincar e ganhar brinquedo”, destaca a pesquisadora do ESPM Media Lab

Em crescimento, a segunda maior evolução foi registrada pelos canais de youtubers mirins: 564%.

Embora venha em uma curva menos acentuada que em 2015, os canais de Minecraft cresceram 142%.

O total de seguidores destes 230 canais subiu 133% de 2015 para 2016. “O ato de se inscrever em um canal requer uma habilidade, uma literacia digital, própria da faixa etária mais velha do estudo, de crianças de 6 a 12 anos. Aos poucos, esta habilidade também será uma característica das crianças de 4 a 6 anos”, afirma Luciana.

Por subscrição, Minecraft também é líder por categoria, com 51,8% de representatividade.

X