Oficina usa Minecraft para dar dicas de programação; veja outras atividades gratuitas

Por FABIANA FUTEMA
Minecraft Fun Fest (Divulgação)
Minecraft Fun Fest (Divulgação)

Você já tem programa para este fim de semana com os filhos? Minha dica é levar a garotada para participar de uma das várias oficinas que acontecem na cidade de São Paulo.

O que eu mais gosto é que a maioria delas incentiva a participação de pais e filhos, integrando adultos e crianças.

Aquelas voltadas para os mais grandinhos já deixam a criança mais soltinha, os pais não precisam participar.

Outra vantagem desse tipo de programa é que ele costuma ser gratuito. Os pais só vão gastar com transporte e lanche.

Veja abaixo dica de oficinas gratuitas:

Oficina de Minecraft – dias 14, 15 e 16, das 14h às 19h
As sessões serão baseadas no curso Minecraft Modding  permitirão que os interessados possam aprender e aprimorar habilidades de programação usando o game.Com duração de 45 minutos, as oficinas são abertas a crianças e jovens de 6 a 17 anos. As inscrições para as oficinas devem ser feitas pelo site www.happycode.com.br/livrariasaraiva, mas, a participação no evento fica condicionada à retirada das pulseiras de acesso na hora do evento.
Local: Saraiva MegaStore  (Shopping Anália Franco (Av. Reg. Feijó, 1739 – Tatuapé). Grátis

Oficina de Brinquedo – dia 15, às 16h
O autor e ilustrador Ricardo Girotto participa de oficinas com crianças em shoppings da cidade. Ela está lançando o livro “Fábrica de Brinquedos”, da editora Girassol Brasil, que ensina a transformar coisas que normalmente iriam para o lixo em brinquedos. Nas oficinas, ele ajuda as crianças a decorar porta-retratos de papelão.
Local: Livraria Cultura do Shopping Iguatemi (Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2232 – Jardim Europa); grátis

Oficina de brinquedo (Divulgação)
Oficina de brinquedo (Divulgação)

Oficinas na Unibes Cultural – a partir das 15h
Entidade realiza uma série de atividades para comemorar a semana as crianças desde as 11h. A partir das 15h, começam as oficinas. A primeira ensina a criar um mapa do tesouro e depois realiza uma caçada. Em seguida, haverá uma oficina que ensinará noções sobre storyboard, personagens e roteiros, além da construção de uma fotonovela. Por fim, uma oficina com contação da história ‘O Jornal’. Reserve as vagas somente para as crianças pelo e-mail: inscricao@unibescultural.org.br
Local: Unibes Cultural (Rua Oscar Feire, 2500 – ao lado do Metrô Sumaré); grátis

Unibes tem oficina de mapa do tesouro com l Warren (Divulgação)
Unibes tem oficina de mapa do tesouro com l Warren (Divulgação)

Oficina de Argila – dia 16, das 9h às 11h
Acompanhados por uma equipe de art-educadores, crianças de 3 a 12 anos irão colocar a mão na massa caracterizados com avental, luva e chapéu de palha. A atividade de modelagem para as crianças desenvolve a coordenação motora fina, permite a exploração tátil, estimula a concentração e criatividade e ainda chama a atenção para formas e texturas.
Local: Feira Orgânica no estacionamento do Shopping Villa-Lobos (Av. das Nações Unidas, 4.777 – Alto de Pinheiros ); grátis

Criação de personagens para HQs – sábados e domingos, das 11h às 13h e  e das 14h30 às 16h30
O oficineiro Tiago Judas apresenta a linguagem da história quadrinho em um ambiente de experimentação que possibilita a todos a exploração dos desdobramentos da criação artística. Retirada de senhas com 30 minutos de antecedência.
Local: Oficina 1 do Sesc Belenzinho (Rua Padre Adelino, 1000); grátis

Oficinas do Sesc Bom Retiro – sábados, às 12h30 
As crianças e seus pais poderão criar brinquedos e objetos com colagens e materiais simples. Entre os das 1 e 29, às 11h, elas poderão ajudar a construir uma instalação feita com Origamis luminosos.
Local: Espaço de Tecnologia e Artes  do Sesc Bom Retiro (Al. Nothmann, 185 – Campos Elíseos); grátis

Construção de instrumentos e musicalização com sucata – dias 16 e 23/10 às 14h
Oficinas de construção de instrumentos musicais alternativos, dentre eles, flautas de PVC, rabeca de PVC e de madeira de demolição, e percuteria completa com instrumentos variados de percussão, feitos à base de latas, galões e outros recursos. Durante a atividade, o tema da reciclagem é abordado de forma ampla, no contexto da vivência musical e criativa.
Local: Sala de Múltiplo Uso (3º andar) do Sesc Pinheiros (R. Pais Leme, 195 – Pinheiros)