Livrarias promovem contação de histórias infantis; veja outras atividades

Por FABIANA FUTEMA

Crianças adoram contação de história. Se a atividade acontecer dentro de uma livraria, melhor ainda.

Além de viajar no universo da história, a criança ainda tem a oportunidade de ter contato com s livros, folheá-los, senti-los. É bom incentivar essa relação desde cedo.

Por isso, a dica de passeio desta semana são as contações de história e apresentações de teatro que acontecem em algumas livrarias de São Paulo. Todas são gratuitas. Veja abaixo:

Teatro de Fantoches
Peça conta a história de Zezinho, um garoto que queria tocar trompete igual seu amigo, o Chet Baker, mas não estava preparado para a reação de seus outros amigos. Juntos, todos vão compartilhar as experiências do universo da música e da importância da amizade.
Onde: Livraria Leitura, do Shopping Cidade de São Paulo (Avenida Paulista, 1.230); quando: sábado, às 18h

Contação da história “Entre Nuvens”
Nesta atividade, as crianças vão construir um brinquedo parecido com a boca de um palhaço. Haverá uma disputa para ver quem acerta mais bolinhas, feitas com papel de seda, dentro do bocão.
Onde: Livraria da Vila, loja JK Iguatemi (Av. Juscelino Kubitschek loja 307/308 2041); quando: sábado, às 16h

Contação da história “O príncipe e o monstro”, com Cia Brinca e Conta
Essa é a aventura de um príncipe muito corajoso que saiu em busca de uma princesa raptada por um terrível monstro. Para salvá-la, ele terá que passar por alguns desafios e vai precisar da sua ajuda! Venha ajudar o príncipe e se divertir muito com essa super história cheia de brincadeiras!
Onde: Sarava Mooca Plaza Shopping (Rua Capitão Pacheco e Chaves, 313) ; quando: sábado, às 16h

Contação da história “Chapeuzinho Amarelo”, com Cia do Tomate
Chapeuzinho é uma bela menina que sofre de um mal terrível – sente medo do medo. Enfrentando o desconhecido: ‘o lobo’, ela supera medos, inseguranças e descobre a alegria de viver.
Onde: Saraiva Morumbi Shopping (Avenida Roque Petroni Junior, 1089); quando: sábado, às 16h

Contação da história “Casaco de Musgo”, com Marinella Muto
Uma menina que todos conheciam como “Casaco de Musgo” morava em uma vila distante. Ela e sua mãe recebiam visitantes de todas as partes. Até que um dia, sua mãe a convenceu de sair por campos novos e procurar novas histórias a serem vividas, longe daquela vila. Preparou seu casaco feito com fios de musgo e ouro, fez as malas e partiu.
Onde: Saraiva Shopping Anália Franco (); quando: sábado, às 16h

Contação de história do livro “Mundo Cor-de-Rosa”, com Roberta Martins
A partir da experiência de contar histórias para sua filha, a autora criou um universo mágico em que as imagens surgem diante de um olhar refinado. O que parece comum e opaco, guarda uma textura de sonho. Mundo cor-de-rosa faz a criança sonhar com o que pode ser entrevisto de forma sutil. Participe!
Onde: Saraiva Shopping Center Norte (Travessa Casalbuono, 120 ); quando: domingo, às 16h

Contação da história “A bruxinha que era boa”, com Tríade Teatral
Conta a história da Bruxinha Ângela, uma bruxinha diferente das outras que frequentam a Escola de Maldades da Floresta e que estão sendo preparadas para serem as piores-melhores bruxas e assim ganhar a tão sonhada vassoura a jacto. Caolha, Fredegunda, juntamente com Ângela serão avaliadas pelo Bruxo Belzebu Terceiro que escolherá a pior bruxinha de todas. Porém nem os conselhos e ensinamentos da Bruxa-Chefe ajudam a Bruxinha Ângela a ser uma excelente aluna e como castigo ela é presa na Torre de Piche. É nessa hora que ela conhece Pedrinho, um jovem lenhador que não se assusta com a aparência da Bruxinha Ângela e a ajuda a fugir do castigo.
Onde: Saraiva Shopping Ibirapuera (Av. Ibirapuera, 3103); quando: sábado, às 16h

Oficina de Brinquedos, com Ricardo Girotto
Oficina para lançar o livro “Fábrica de Brinquedos”, que mostra como transformar coisas que normalmente iriam para o lixo em brinquedos criativos. Relacionados a datas comemorativas – um para cada mês do ano – e com dicas passo a passo, a ideia é manter as crianças entretidas em qualquer hora do dia ou época do ano.
Onde: Livraria Cultura do Shopping Bourbon (R. Palestra Itália, 500 – Perdizes); quando: sábado, às 16h

Oficina de brinquedo (Divulgação)
Oficina de brinquedo (Divulgação)

Bate-papo sobre produção de livros infantis
O escritor e ilustrador André Neves e o ilustrador mineiro Leo Cunha, se juntam à publisher Daniela Padilha e à escritora Marcia Leite para um bate-papo com o público, partindo do tema “A construção do livro para a infância, pelos olhares do autor, do ilustrador e do editor”. Para as crianças, a proposta é materializar os cenários do livro em objetos que dão vida à história do menino Nuno e sua capacidade de dar novo significado às coisas. Já para os adultos, a ideia é estimular uma reflexão sobre as possibilidades da literatura feita para as crianças: afinal, livros infantis são só para elas?
Onde: Livraria Novesete (Rua França Pinto, 97, Vila Mariana); quando: sábado, a partir das 10h